CIDADE. Maternidade da Casa de Saúde reabre e os vereadores comemoram sucesso de comissão especial
Por MAIQUEL ROSAURO (texto e foto/arquivo), da Equipe do Site
A maternidade da Casa de Saúde reabriu na manhã dessa segunda-feira (5) e a repercussão no segmento político de Santa Maria foi imediato. Quem mais festejou o fim do impasse entre médicos e a direção da unidade foi o vereador João Kaus (PMDB), presidente da comissão especial que trata da renovação do contrato entre hospital e o governo do Estado.
A comissão, também composta por Celita da Silva (PT) e Cida Brizola (PP), realizou inúmeros encontros entre a direção da Casa de Saúde, Prefeitura de Santa Maria e membros do governo Sartori, o que segundo Kaus, ajudou a “desamar” os dois lados, que volta e meia trocavam críticas na imprensa.
“Diante do clima amigável surgiram as conquistas, como os repasses colocados quase em dia pelo Estado. A Casa de Saúde por sua vez convenceu os médicos para não interromper os atendimentos na unidade”, explica o peemedebista.
A renovação do convênio entre hospital e governo foi outro passo que teve apoio da comissão, o que foi fundamental para reiniciarem as tratativas entre a Casa de Saúde e os médicos da obstetrícia para a reabertura da maternidade infantil. No total, hospital passou quatro meses sem realizar partos.
A comissão, formada ano passado, ainda deverá atuar por mais 30 dias para seguir acompanhando a adequação do convênio entre Casa de Saúde e governo.
Quem ficou felizérrima foi a vereadora Cida. Afinal ela estava deixando de embolsar mais uns trocados com seus préstimos na casa de saúde.É tanto trabalho em prol de si mesma , que falta tempo pra “legislar”para o pueblo. Mas…fazer o quê, né?
Pensei que os vereadores tivessem tirado dinheiro do bolso e pago os salários atrasados dos médicos. O resto é pura balela.