DestaqueEstado

PARTIDOS. Emedebistas elegem o prefeito de Rio Grande, Fábio Branco, novo presidente da sigla

Convenção estadual do MDB ocorreu neste domingo (20), em Porto Alegre

“Quero ajudar o MDB a definir uma candidatura própria, forte, estruturada, agregadora e protagonista. Essa é a minha tarefa”, disse Fábio Branco. Foto Divulgação

Por Assessoria de imprensa do MDB/RS

Com 408 votos favoráveis, 7 contrários e 1 branco, o MDB gaúcho elegeu neste domingo, 20 de fevereiro, em Porto Alegre, o seu novo Diretório Estadual. Agora sob o comando de Fábio Branco, prefeito de Rio Grande, o colegiado – composto por ex-governadores, deputados estaduais e federais, líderes históricos, prefeitos, vices, vereadores, coordenadores e núcleos de apoio -, conduzirá o processo de escolha do candidato ao Governo do Estado. Nos próximos dias, o Diretório elegerá os demais membros da Executiva Estadual.

Consolidado o nome Branco para presidir o partido, ele comentou o seu novo desafio: “Quero ajudar o MDB a definir uma candidatura própria, forte, estruturada, agregadora e protagonista. Essa é a minha tarefa. Para isso que eu estou aqui!”.

Pré-candidatos
A Convenção Estadual – União e Trabalho que Movem o Rio Grande reuniu emedebistas de todas as regiões e preservou o clima de unidade. Os deputados Alceu Moreira e Gabriel Souza, postulantes à indicação de candidato ao Palácio Piratini, mantiveram o discurso de união.

“Proponho um pacto pela unidade partidária, sob qualquer hipótese, independente da decisão que o partido tomar. É isso nos levará a vitória ao Governo do Estado”, garantiu Gabriel Souza. O parlamentar argumentou que divergências políticas são salutares ao processo democrático e disse que a vitória da legenda em 2022 é uma questão de responsabilidade com o Rio Grande do Sul.

E para finalizar, declarou: “Sou soldado do MDB há 23 anos. Estou pronto para a tarefa que me designarem, mesmo que seja a mais desafiadora da minha vida. O novo Diretório, eleito hoje, saberá conduzir a melhor escolha”.

Alceu Moreira, que se despediu hoje do comando do MDB-RS, falou sobre o papel da sigla no “tabuleiro eleitoral”. Disse que futuras composições se darão naturalmente assim que o partido definir a sua candidatura, independente de nomes. “A coligação virá pela imperialidade do processo, pelo tamanho do MDB”, sustentou Alceu.

Assim como Gabriel, também defendeu a união em prol de um projeto maior. “Independente da escolha, no primeiro grito, serei o primeiro a entrar para trabalhar e último a sair. O RS é a causa que nos une. Gabriel e eu somos gotas no oceano. O nosso partido é soberano”, exaltou Alceu.

Sobre a sua disposição para concorrer, mencionou: “Estou preparado para governar o RS e se meu partido me der essa honra, farei um governo para inaugurar pessoas e oferecer igualdade de oportunidades aos gaúchos. Estou no time. Meu futuro é meu partido e meu Rio Grande”.

Com a palavra: os governadores
Os ex-governadores Germano Rigotto e José Ivo Sartori também marcaram posição na Convenção Estadual do partido. Rigotto, primeiro a se pronunciar, falou sobre a importância da mobilização. Destacou que a presença de filiados de todo RS na convenção demonstra a capilaridade e a força do MDB. “Esse é um encontro pacífico que aponta o caminho para construção de vitórias futuras, o caminho que devemos trilhar”, disse Rigotto.

Sartori abordou o legado emedebista. “O MDB tem história, consistência, unidade e propósito. Representar a sociedade exige reconhecer as necessidades da nossa gente com agilidade e enxergar o futuro e não só o agora”. E complementou: “Só se faz o bem com unidade e consenso. Somos um partido com presença nos municípios, com liderança, com base forte. Vamos em frente!”, concluiu.

Homenagem
“Agradecemos por toda a dedicação, esforço e compromisso que sempre teve com o MDB. No comando do nosso partido, o senhor não mediu esforços e energia para incentivar o debate de ideias e mobilizar o MDB em cada recanto deste Rio Grande. Suas ações nos orgulham e seguiremos contando com a sua contribuição e inspiração”.

A mensagem acima descreve a homenagem prestada por Fábio Branco ao suceder Alceu Moreira na cadeira de presidente do MDB-RS. Fábio, junto com uma representação de colaboradores do Diretório Estadual, entregou a Alceu uma placa em reconhecimento aos serviços prestados à legenda.

Emocionado, Alceu falou sobre a experiência de conduzir o partido, e devolveu à reverência aos colaboradores. “Convido a todos abrirem os braços para abraçarem os colaboradores do Diretório. Cuidam de tudo como se fosse a casa deles, se dedicam de corpo e alma. Aprendi muito com eles. Serei melhor depois dessa experiência”, declarou.

A gestão de Alceu Moreira foi marcada pela moblização da base, mesmo em época de pandemia. No período, Alceu investiu na comunicação e integração digital para manter o protagonimo do MDB no Rio Grande do Sul. O resultado foi a alta representação nas eleições de 2020, com a eleição de 135 prefeitos, 125 vices e 1.156 vereadores.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo