Destaque

ELEIÇÕES 2018. Lula desembarca nesta terça em Santa Maria. Confira tudo o que você precisa saber

Em Santana do Livramento, Lula e Mujica participaram de uma reunião pública que teve ainda Dilma e Correa, ex-Presidente do Equador

Por MAIQUEL ROSAURO (com foto de Ricardo Stuckert/Instituto Lula), da Equipe do Site

A Caravana do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) desembarca em Santa Maria nesta terça-feira (20). No município, ele terá dois compromissos, às 14h, no campus da UFSM e, às 17h, na Nova Santa Marta. A expectativa é de que uma multidão siga o petista pela cidade.

O ponto de partida da Caravana foi Bagé, na manhã de segunda (19), onde Lula foi recepcionado por um protesto de ruralista e mobilização de apoiadores em visita à Unipampa.

“Nunca esqueço aquele 27 de julho de 2005, quando viemos inaugurar essa universidade com mais de 40 mil pessoas na rua. E a direita fascista deveria ter vindo protestar quando criei a Unipampa, porque a elite nunca quis que o pobre tivesse acesso à universidade”, disse Lula na instituição.

À tarde, em Santana do Livramento, Lula participou de uma conversa pública com o ex-presidente do Uruguai, José “Pepe” Mujica; o ex-presidente do Equador, Rafael Correa, e a ex-presidente Dilma Rousseff (PT). O tema foi o momento atual da América Latina.

No encontro, Mujica criticou os rumos que a esquerda tomou no continente.

“As derrotas das esquerdas são filhas de suas divisões. Temos que aprender que sem unidade não há poder, nem liberdade total”, disse o uruguaio.

Mobilização e protesto

Na UFSM, nesta terça, Lula participará de um encontro de trabalho com reitores e diretores no 9º andar do prédio da Reitoria. Às 14h, mesmo horário previsto para iniciar a reunião, haverá acolhida ao ex-presidente e concentração no campus.

Às 17h, está marcado o ato político na Nova Santa Marta, na área verde em frente à Escola Municipal de Educação Infantil Sinos de Belém. Às 16h30min, sairão ônibus em frente aos escritórios dos deputados Valdeci Oliveira e Paulo Pimenta, na Rua Treze de Maio, 66, no Centro.

O Movimento Brasil Livre de Santa Maria (MBL) planeja um protesto contra a visita de Lula, mas ainda não divulgou o local do ato. Em sua fanpage (AQUI), a entidade pede que os santa-marienses contrários à visita vistam verde e amarelo nas ruas, além de fixarem fitas nestas cores em suas casas.

Câmara de Vereadores terá acesso restrito

A visita de Lula também irá repercutir na Câmara de Vereadores. O parlamentar Admar Pozzobom (PSDB) irá fazer a defesa de sua moção de repúdio contra o PT devido à presença do ex-presidente na cidade. Como na quinta-feira (15) houve tumulto e a sessão foi cancelada (AQUI), a Mesa Diretora determinou que o acesso ao Plenário será restrito.

Serão disponibilizadas, no total, 84 senhas para entrada no Plenário. O público que desejar acompanhar a sessão terá que solicitar sua senha diretamente aos gabinetes dos vereadores. Cada parlamentar terá quatro senhas para distribuir.

Após a retirada da senha, para ter acesso à votação, será preciso realizar um cadastro na portaria da Câmara. Tanto o cadastro, quanto a retirada das senhas, poderão ser feitos a partir das 8h. Todos deverão manter-se identificados, enquanto permanecerem no plenário.

O presidente do legislativo, vereador Alexandre Vargas, também solicitou apoio da Guarda Municipal (auxiliará na segurança interna) e para a Brigada Militar (policiamento externo).

Conforme o site divulgou em primeira mão no sábado (17), o vereador Ovidio Mayer (PTB) retirou sua assinatura da moção (AQUI). A tendência é de que o Grupo dos 11 vote unido e barre a iniciativa de Admar.

A comitiva

Um grande quantidade de políticos deverá acompanhar Lula nesta terça. No ato na Nova Santa Marta é esperada a presença de Dilma Rousseff; os ex-governadores Olívio Dutra e Tarso Genro; o pré-candidato a governador, Miguel Rossetto; os senadores Paulo Paim, Lindbergh Farias e Gleisi Hoffmann; os deputados santa-marienses Pimenta e Valdeci, além de vários outros.

A pré-candidata a presidência da República, Manuela D’Ávila (PCdoB), também deve surgir na Nova Santa Marta.

LEIA TAMBÉM:

Em encontro com Mujica, Lula inicia caravana no Sul do País”, no portal do Correio do Povo (AQUI)

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

9 Comentários

  1. A UFSM recebendo um criminoso condenado pela Justiça em segunda instância? Que vergonha Burman,…Santa Maria tem vergonha de você !!!

  2. A comitiva da caravana do mais honesto tem um monte de deputados estaduais e federais, senadores, petistas ou não. Diárias, hospedagem , transportes e a “marmitinha” inacessível a muitos, é por conta de quem? De quem? De quem?

  3. Lula tentando beber na “popularidade” de Mujica.
    Visita de Lula, gostem ou não, é notícia. Destaque, o que se vai dizer? Quem abre um Brasil 247 da vida já sabe o que vai encontrar.

  4. “A Caravana passa e os cães ladram”

    Alguns cuscos envolvidos com aquela cadelinha que decidiu entrar no cio.
    Alguns ficarão quietos e outros uivarão de prazer.

  5. Gostaria de saber se esse portal faria uma divulgação tão detalhada “democraticamente” da visita do Marcola, caso ele fosse candidato, mesmo se a lei o impedisse.

  6. Santa Maria terá oportunidade ímpar nesta terça-feira 20/03. Aqui estarão reunidos todos os falastrões, ditos defensores dos pobres, mas, que se tornaram as mais abastados figuras do cenário político nacional. Juntos, somam uma infinidade de crimes e golpes tão gigantesca, que jamais será esquecida pela humanidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo