Câmara de VereadoresMulher

MULHER. Legislativo e o gabinete da edil Cida Brizola anunciam ‘Mesa Redonda Direitos da Mulher’, quarta

Por ANDRÉ RIBEIRO, com imagem de Reprodução, do Gabinete da Vereadora Cida Brizola

Os direitos da mulher vêm sendo, gradativamente, reconhecidos pelo ordenamento jurídico brasileiro. Verifica-se, a partir da promulgação da Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, a positivação do reconhecimento da igualdade entre homens e mulheres em direitos e obrigações, nos termos da própria Lei Maior. A importância de encontros em que sejam discutidas as conquistas relativas aos direitos das mulheres se revela, em especial, primeiramente para propiciar a conscientização sobre a igualdade, destacando-se a existência de direitos expressamente previstos na legislação e, também, pela divulgação de dados estatísticos sobre a efetivação de tais direitos.A Câmara de Vereadores de Santa Maria juntamente com o gabinete parlamentar da Vereadora Cida Brizola realiza no dia 7 de Março, a Mesa – Redonda Direitos da mulher . O evento abordará temas como violência contra a mulher, violência doméstica, saúde da mulher, mulheres e empreendedorismo.

Data do evento: Dia 07/03/2018 (Quarta-Feira) 

09h – Painel 1 – Os diferentes tipos de violência contra a mulher. Da violência doméstica ao assédio no trabalho.

Uma palestra para explanação sobre a lei Lei nº 11.340/2006, popularmente conhecida como Lei Maria da Penha. Foi considerada em 2012 pela Organização das Nações Unidas (ONU), a terceira melhor lei do mundo no combate à violência doméstica, perdendo apenas para Espanha e Chile. Explanação sobre os mecanismos para coibir a violência doméstica. Explanação sobre a Lei do Feminicídio.

César Bride Filho – Psicólogo 

Débora Dias – Delegada da Delegacia da Mulher de Santa Maria 

10h – Painel 2 – Saúde da Mulher: Programas e Redes de Atendimento 

A saúde da mulher é uma preocupação antiga, mas a situação da população feminina no país demonstra que o desenvolvimento da área ainda é uma necessidade. Atualmente, um dos grandes méritos dos profissionais e serviços de saúde tem sido a ampliação não só do acesso à assistência, mas também da qualidade desse trabalho, garantindo cada vez mais que a paciente seja considerada como um todo. Para que esse atendimento se desenvolva ainda mais, é importante que o profissional de saúde esteja ciente da realidade desse público e do que pode ser feito para mudá-la.

Vanessa Preigschadt Martins – Enfermeira do município 

11h – Painel 3 – Mulheres e empreendedorismo: momento e desafios

A participação da mulher no mercado de trabalho brasileiro ainda enfrenta desafios como desigualdade salarial e poucos cargos de liderança. Na área do empreendedorismo, o público feminino representa uma leve supremacia entre os empreendedores iniciais (51,5%). Porém, os homens ainda são maioria (57,3%) nos negócios em funcionamento há mais de 3,5 anos. Os dados da pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM), de 2016, apontam para a necessidade de investimento em programas de apoio a mulheres com negócios já estabelecidos.

Lisete Frohlich – Programa Empreender com Sucesso – Radio Imembuí

12h – Encerramento 

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo