DestaqueSanta Maria

LUNETA ELETRÔNICA. Eis aí o “Todas Nós, Marias”, balneabilidade e palestra sobre cuidados paliativos

Edital para mostras no Museu de Artes e um aviso sobre cemitério ecumênico

“Todas Nós, Marias”: parceria entre município e órgãos de segurança, Justiça, Receita Federal… (Foto Ariéli Ziegler/Prefeitura)

Por Paulo André Dutra

* Lançado nesta terça-feira (14) o aplicativo para celular “Todas Nós, Marias”, canal de comunicação que visa proteger mulheres com medidas protetivas em vigência.

* O aplicativo possui um botão de emergência que, quando acionado, encaminha todas as informações pertinentes à vítima e ao agressor, bem como a localização da ocorrência, aos operadores do tridígito 190, da Brigada Militar.

* Estima-se que 30 mulheres sejam inseridas no aplicativo a partir da data de lançamento.

* A tecnologia possui funcionalidades como endereços de locais importantes, telefones de emergência e campo para adição de uma rede de suporte da escolha da usuária. O aplicativo está disponível para Android na Play Store e para iOS na AppStore.

* Assunto importante (e de difícil abordagem) será tema de palestra na Unimed Santa Maria no dia 21 de novembro: “Cuidados Paliativos e o futuro da saúde”.

* Palestrante do evento, Douglas Crispim é médico geriatra, doutor em cuidados paliativos, pesquisador e atual diretor do corpo clínico do Hospital de Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HC/FMUSP).

* Tem início às 14 horas na sede da Unimed (Rua Gaspar Martins, 1482) ou online. A inscrição é gratuita e pode ser realizada AQUI.

A partir da 5ª semana de análise é possível apontar as condições de balneabilidade dos locais monitorados, como o Balneário do Passo das Tunas, em Restinga Sêca (Foto Divulgação)

* Iniciada pela Fepam nesta semana a coleta de amostras de água para o Projeto Balneabilidade 2023/2024. Semanalmente, boletins indicarão locais próprios e impróprios para banho.

* Nesta edição, serão monitorados 91 pontos, em 44 municípios gaúchos, durante 16 semanas, com apoio da Corsan e do Serviço Autônomo de Saneamento de Pelotas (Sanep).

* Balneários monitorados na região: São Simão (Cacequi), Fernando Schilling (Jaguari), Mata, Atílio Aléssio (Nova Palma), Tunas (Restinga Sêca), Areias Brancas (Rosário do Sul), Passo do Verde (Santa Maria), Ernesto Alves (Santiago), Jacaquá e Posso das Pedras (ambos em São Francisco de Assis) e Passo do Umbu (São Vicente do Sul).

* Resultados das análises serão divulgados nas redes sociais e partir de 15/12 e AQUI.

Seleção de participantes para exposições no MASM e Shopping Monet será de 1 a 15 de dezembro, com divulgação de resultados em 22 do mesmo mês (Foto Ariéli Ziegler/Prefeitura)

* Familiares de pessoas falecidas em 2018 e sepultadas em carneiras do Cemitério Ecumênico devem procurar o Escritório das Capelas Velatórias para agendamento da exumação dos restos mortais. Informações AQUI.

* Está disponível o edital Espaços Expositivos 2024 para interessados em realizar mostras individuais ou coletivas no Museu de Arte de Santa Maria (MASM) a partir de março.

* Produtores culturais, designers, artistas plásticos e visuais tem até 30 de novembro para envio da inscrição.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo