CulturaSanta Maria

AGENDA. Palestras, coxinhaço cultural, exposições, curso… Várias opções para usufruir o início da semana

Por KAREN BORBA, com imagem de Reprodução, Especial para o Site

Confira aqui um pouco das atividades que ocorrem na cidade para a comunidade santa-mariense. Eventos, cursos e oficinas estão entre a programação que pode ser conferida aqui todas as terças-feiras e sextas.

Gestão de Propriedade e Manejo e Seleção de Bovinos de Corte no Politécnico

Nesta terça-feira, às 19h, ocorrem as palestras sobre Gestão de Propriedade e Manejo e Seleção de Bovinos de Corte no Auditório do Colégio Politécnico da UFSM. Durante a noite, o sócio da Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB) Marcelo Xavier vai falar um pouco sobre Gestão de Propriedade junto com o inspetor técnico da ABHB Emmanuel Cabral, que palestrará sobre manejo e seleção de bovinos de corte das raças Hereford e Braford. Quem quiser assistir às palestras deve levar pelo menos 1kg de alimento não perecível, além de dinheiro e/ou produtos de higiene, que serão destinados ao Centro de Apoio a Criança com Câncer  (CACC) de Santa Maria. As inscrições podem ser feitas pelos fones: (55) 999577685 ou (46) 991238075. O evento é destinado a estudantes e profissionais da área

Coxinhaço Cultural

O Coxinhaço Cultural: Pelo Direito de Lula ser candidato ocorre nesta quarta-feira, 4, na Praça Saldanha Marinho. O evento, organizado pelo Frente Brasil Popular – Centro RS, convida os santa-marienses e agregados para uma tarde de atividades, reflexão e luta pelos direitos democráticos. A atividade ocorre a partir das 17h e tem entrada franca

Últimos dias para se inscrever no curso de boas práticas nos serviços de alimentação

Restam poucas vagas para o curso de boas práticas nos serviços de alimentação do Sebrae Santa Maria. As atividades serão realizadas entre os dias 9 a 12 de abril, das 14h às 18h, na sede do Sebrae (Rua Coronel Niederauer, 1.221). As inscrições podem ser feitas de forma presencial na sede, de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, sem fechar ao meio-dia. O valor é de R$ 115 para micro e pequenas empresas. Mais informações pelo telefone 0800-570-0800.

Quarta é o último dia para se inscrever na oficina gratuita de técnica vocal/canto coral

Se encerram nesta quarta-feira, 4, as inscrições para as oficinas do Programa LEM – Tocar e Cantar. Neste semestre, o projeto organizado pelo Laboratório de Educação Musical (LEM), juntamente com os Laboratórios de Metodologia do Ensino (LAMEN) do Centro de Educação da UFSM oferece oficina de técnica vocal/canto coral. As aulas se iniciam dia 11 de abril, todas as quartas-feiras das 17h30 às 19h, na Sala 3368 do prédio 16, no Centro de Educação da UFSM (Campus Camobi da UFSM). Poderão participar da oficina adultos maiores de 17 anos que sejam estudantes da instituição ou da comunidade em geral. As inscrições podem ser realizadas no link disponível da matéria, veiculada na aba notícias do site da UFSM (site.ufsm.br). As vagas são limitadas e a confirmação da mesma será efetivada mediante comparecimento na primeira aula.

Inscrições para lançar livros na Feira 2018

Escritores que desejam participar da Feira do Livro de Santa Maria (foto acima, do arquivo da AIPM) têm até 10 de abril para se inscreverem. Interessados devem entrar em contato com a Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (Rua Venâncio Aires, 1934, 2º andar – prédio da SUCV), de segunda a sexta-feira, das 7h30min às 13h e das 14h às 16h. A Feira uma realização da Prefeitura de Santa Maria, Câmara do Livro, CESMA, UFSM, Universidade Franciscana (UFN) e 8ª Coordenadoria Regional de Educação, com apoio do SESI-RS.

ABAV: Panoramas

Inaugura nesta quinta-feira, 5, às 19h, a exposição ABAV: Panoramas na Sala Jeanine Vieiro, no Museu de Arte de Santa Maria. Ao todo, 37 artistas que têm ou tiveram vinculo com a UFSM durante sua trajetória, vão expor obras como escultura, gravura, pintura, fotografia, vídeo-arte, entre outras linguagens. Com curadoria de Stéfani Agostini, a exposição estará aberta à visitação até 27 de abril no Museu de Arte de Santa Maria (Av. Presidente Vargas, 1400). A entrada é franca

Exposição de Instrumentos Musicais na UFN

Está aberta ao público, até 30 de abril, a exposição Instrumentos Musicais, da Universidade Franciscana (UFN). A mostra, localizada no hall do prédio 7 da instituição (Rua dos Andradas, 1.614), apresenta instrumentos que integram os acervos do Museu Histórico e Cultural das Irmãs Franciscanas, do Museu Vicente Palotti e de particulares. O público pode conferir, gratuitamente, as obras de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30min e das 13h30min às 18h. Mais informações pelo telefone (55) 3220-1200.

Um olhar para a Índia

A exposição Expoíndia – Um olhar para a Índia embeleza o hall do Praça Nova com muita cultura, moda e decoração até 23 de abril. A mostra que já passou por cidades como São Paulo e Rio de Janeiro traz, pela primeira vez ao Coração do Rio Grande, esculturas, peças de madeira esculpidas à mão, tapetes e outros utensílios típicos do país. E para quem gostar e quiser levar para a casa um pouco dessa tradição, algumas peças estarão à venda no local. A visitação pode ser feita de segunda a sábado, das 10h às 22h e aos domingos e feriados, das 11h às 22h. A entrada é gratuita.

Programa de imersão para empreendedores

Entre os dias 13 a 15 de abril ocorre a próxima edição do Startup Weekend Santa Maria, na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). O programa de imersão com duração de 54 horas, tem o objetivo de que empreendedores, desenvolvedores, designers e interessados se integrem para compartilhar ideias e formar equipes. As inscrições são para as as categorias de desenvolvedor, designer e negócios. Os ingressos já podem ser adquiridos pelo site sympla.com.br. Mais informações na página Startup Weekend Santa Maria UNI, no Facebook.

Pilates gratuito para idosos

A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) vai promover aulas de pilates para idosos entre 60 e 80 anos. As fazem parte de uma pesquisa da universidade e são gratuitas. Os encontros ocorrem duas vezes por semana. Interessados podem entrar em contato pelos telefones (55) 99211-4139 e 99923-4057.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo