DEPUTADOS. Ainda deve mudar, mas fechada “janela da traição”, PT, apesar da crise, tem a maior bancada
![](https://claudemirpereira.com.br/wp-content/uploads/2018/04/poder-360-troca-partidária.jpg)
No portal especializado PORTAL360, em texto de Naomi Matsui e foto de Reprodução
Apesar da crise na legenda e do pedido de prisão de Lula, o PT terminou a semana como a maior bancada da Câmara dos Deputados. Até a noite desta 6ª feira (6.abr.2018), o site da Casa registrava a sigla com 58 deputados – bem à frente do MDB, que tem 49 e do PSDB, com 46.
Esses números ainda vão mudar. A janela partidária – período para deputados trocaram de legenda sem correrem risco de punição– terminou nesta 6ª, mas deputados não têm prazo para comunicar a mudança à Casa.
Isso significa que o registro de filiações partidárias não foi computado de maneira completa pelo Congresso. Por exemplo: o deputado pode ter oficializado a troca junto ao partido e à Justiça Eleitoral, mas não à Câmara.
O PT foi a sigla que mais elegeu deputados em 3 das últimas 4 eleições:
2002: 91 deputados;
2010: 86 deputados;
2014: 68 deputados.
A exceção foi em 2006, quando o MDB conquistou 89 cadeiras, 6 a mais do que os petistas.
Apesar do resultado de 2014, o PT aparecia como 2º colocado nas maiores bancadas até esta semana, também atrás do MDB. Isso aconteceu porque a legenda de Lula perdeu deputados devido à crise causada pelas acusações de corrupção de integrantes e com o impeachment da ex-presidenta Dilma Rousseff.
AO MENOS, 57 TROCAM DE SIGLA
Até as 22h desta 6ª, a Câmara havia sido informada da mudança de legenda de 57 deputados (EIS A LISTA COM OS NOMES).
Duas siglas importantes estão nos extremos do ganha e perde. O DEM registrou saldo positivo de 7 deputados. Já o MDB, do presidente Michel Temer, foi o que mais perdeu, com 11 a menos.
Os resultados ainda são parciais e a sigla de Temer, por exemplo, deve encerrar a janela com resultado 1 pouco melhor. De acordo com o líder da bancada na Câmara, Baleia Rossi (SP), a sigla filiou pelo menos 6 deputados e a maioria não consta ainda na lista da Casa.
O Poder360 resume a seguir a movimentação registrada pela Câmara até as 22h desta 6ª:
Os partidos têm até 13 de abril para enviar ao TSE a lista de todos os seus filiados. Essa relação será divulgada pelo tribunal a partir do dia 18. Só então será possível saber com 100% de segurança o tamanho real e definitivo das bancadas de cada partido…”
PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.
Se os partidos que viraram quadrilhas já tivessem sido punidos pelo TSE, a coisa estaria muito diferente.
E o fim do foro privilegiado faria uma limpeza de uns 200 nomes dai.
Não diz muita coisa. MDB deve encolher nas eleições. PT deve encolher no centro-sul e vai tentar compensar no nordeste, se encolher demais deixa de “capitanear” a esquerda.