Santa MariaTragédia

KISS. Inicia efetiva escolha do projeto arquitetônico para o Memorial às Vítimas. Resultado na terça-feira

Anúncio do vencedor será no auditório do Colégio Marista, onde houve algumas das homenagens referentes aos cinco anos da tragédia

Por MARIANA FONTANA (texto) e DEISE FACHIN (foto arquivo), da Assessoria da Prefeitura

O concurso nacional para a construção do Memorial às Vítimas da Kiss entra na reta final a partir desta quinta-feira (05). Nesta data, será dado início ao processo de julgamento das 121 propostas entregues. Conforme o cronograma do certame, a previsão é que a proposta vencedora seja conhecida já na próxima terça-feira (10), a partir das 10h, em evento público que será realizado no auditório do Colégio Marista Santa Maria.

“Estamos avançando em mais uma etapa para a construção do memorial, que tem o objetivo maior de fazer com que tragédias como essa nunca mais aconteçam. Prefeitura, Associação, IAB e a comunidade estão envolvidos nesse processo e, juntos, continuaremos trabalhando coletivamente, para que o que ocorreu em Santa Maria nunca mais se repita”, enfatizou o prefeito Jorge Pozzobom.

O julgamento das propostas será sigiloso – os jurados analisarão os projetos sem conhecer a identificação do autor – e realizado em cinco sessões, que iniciam na quinta-feira e se estendem até a tarde de sábado (07). Na primeira sessão, além do início da análise, será feita uma apresentação da coordenação do concurso, explicação dos procedimentos e do termo de sigilo, bem como a escolha do presidente e relator.

A comissão julgadora do concurso para o memorial é constituída por cinco membros titulares e dois suplentes, todos arquitetos e urbanistas, aprovados por consenso pela Comissão Deliberativa (veja, abaixo, quem integra a comissão).

“Foram entregues 121 propostas das 133 inscritas, o que significa mais de 90% de adesão. Para nós da organização, é mais um motivo de alegria e sucesso. Agora, entraremos na fase de julgamento, em que serão escolhidos os cinco melhores projetos. A nossa expectativa é que o júri terá muito trabalho, pois, sem dúvidas, serão apresentados projetos de altíssima qualidade. Tenho certeza que Santa Maria vai sair ganhando e os familiares e sobreviventes receberão uma homenagem significativa”, destacou o coordenador do concurso, o arquiteto Tiago Holzmann da Silva.

Além da comissão julgadora, há ainda a comissão de classificação, que atuará em nome dos familiares das vítimas e da comunidade de Santa Maria e tem a atribuição de, a partir da seleção técnica dos cinco finalistas pela Comissão Julgadora, analisar esses cinco trabalhos e determinar a classificação do primeiro ao quinto colocado.  A comissão de classificação é constituída por 11 membros (veja abaixo).

“O número de trabalhos entregues demonstra o grande envolvimento dos arquitetos. Estamos, com esse concurso, tentando dar maior credibilidade ao processo. O IAB tem o aspecto legal e moral para conduzir esse concurso, que é um processo complexo. Acredito que estamos no caminho certo. Só nos resta aguardar esta etapa, analisar as propostas e escolher a que melhor se encaixa naquele espaço e naquilo que idealizamos”, destacou o presidente da Associação dos Familiares de Vítimas e Sobreviventes da Tragédia de Santa Maria (AVTSM), Sergio Silva.

PALESTRA TAMBÉM INTEGRA PROGRAMAÇÃO

Além do início do processo de julgamento das propostas, para esta quinta-feira, também está prevista uma roda de palestras na Universidade Franciscana (UFN). Uma palestra será internacional, com a presença do arquiteto Mariano Martin Orlando, que fará a apresentação do projeto vencedor do Concurso Nacional Anteprojetos para Praça e Museu em Homenagem às Vítimas da Tragédia de Cromañón. O ciclo de palestras inicia às 19h30min.

COMISSÃO JULGADORA (arquitetos)

Mariano Martin Orlando (ARG);

Cêça Guimarães (RJ);

João Diniz (MG);

Carlos Eduardo Mesquita Pedone (RS);

Estevan Barin (RS);

Suplentes: Ana Paula Nogueira e Luis Guilherme Aita Pippi.

COMISSÃO DE CLASSIFICAÇÃO

Cinco familiares representantes da AVTSM:

Flavio José da Silva;

Paulo Tadeu Nunes Carvalho;

Jacqueline Malezan;

Sergio da Silva;

Adherbal Alves Ferreira;

Seis representantes da comunidade: 

Jornalista Marcelo Canellas;

Presidente da Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Santa Maria (Cacism), Rodrigo Décimo;

Reitor da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Paulo Afonso Burmann;

Cineasta Luiz Alberto Cassol;

Historiador Júlio Ricardo Quevedo Santos;

Jornalista Claudemir Pereira.

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo