PolíticaSanta Maria

LÁ DO FUNDO. Olha os forasteiros, Simon e Marina, Sedufsm e duas chapas, Lorena e secretaria, Regional

– Os forasteiros dos grandes partidos, especialmente PP e (P)MDB, se assanham faz tempo ao eleitorado local. E com apoio explícito de lideranças da comuna.

– Cavam qualquer espaço que se lhes dê, inclusive na mídia. E até embarcam em caronas não necessariamente suas, para obter algum destaque.

– Nessa categoria, talvez, esteja o ex-pedetista, hoje dono do PR no Rio Grande do Sul, Giovani Cherini. Que tem se colocado como pai da manutenção de recursos para a Travessia Urbana. Bueno…

– Encerra nesta segunda o prazo para a inscrição de chapas à nova direção da Seção Sindical dos Docentes da UFSM. Também é o dia “D” para quem quer ser conselheiro da entidade. Nesse caso, a inscrição é individual.

– O pleito acontece em 9 e 10 de maio, simultaneamente ao pleito que escolherá a nova direção do Sindicato Nacional da categoria.

– É dado como certo (e até o fim do dia se confirmará ou não) que duas chapas serão apresentadas, a exemplo do pleito maior.

– Pergunta do escriba a um líder da categoria: quem estará representado nas duas possíveis composições. “Uma é a chapa da CUT” (não especificou, mas diz-se que reuniria petistas e comunistas do B, entre outros). E a segunda? Seria a de situação.

– Tá, e quem é da “situação”. Bueno, são os anticutistas, o que inclui o ConLutas, braço sindical de PSTU, PSOL e outras agremiações menores de esquerda. Só isso?

– Na verdade, na verdade, na verdaaadeeee: embora fosse do interesse maior da Prefeitura, alguns desejos pessoais talvez relevantes tiveram que ser suplantados, para fazer a reforma no secretariado.

– Sandra Rebelato, por exemplo, não queria ir para a secretaria de Meio Ambiente, deixando a Mobilidade Urbana. Nem Lorena Santos desejaria sair da Câmara, onde se encontrava politicamente confortavel.

– Aliás, foi a tucana a que mais resistiu à mudança e precisou ser bastante convencida, tanto que a mudança em que ela se incluia (a ida para a pasta de Desenvolvimento Social) foi a que mais demorou.

– De todo modo, do ponto de vista do governo, essa foi a decisão mais acertada, pois havia a manifesta intenção de colocar um tucano para dirigir a pasta de Mobilidade.

– Ah, e André Domingues também ficou feliz da vida com a mudança, pois seu sonho (e até concorreu para isso) era mesmo ser vereador.

– João Ricardo Vargas na secretaria de Mobilidade Urbana? Bueno, ele até pode querer ser deputado um dia, mas não terá queixas, assim que chegarem os milhões previstos para a reparação de vias.

Lorena na pasta de Meio Ambiente: creia, por mais que sorria, teve que ser muito convencida a deixar a Câmara (foto Divulgação/AIPM)

– Direção do Instituto de Cardiologia garantiu ao deputado Valdeci Oliveira que pretende cumprir a promessa de abrir pelo menos o ambulatório do Hospital Regional em maio.

– Enquanto isso, em Brasília, o deputado Osmar Terra (que já foi secretário de Saúde) dizia que junho é uma data boa para apostar na inauguração.

– Nenhum dos dois lados, porém, chegou a citar enfativamente um dado: sequer o convenio (ainda em detalhamento) entre o Instituto e o Governo foi assinado.

– Opinião claudemiriana (e de muita gente, aliás, que conhece minimamente a situação): o Hospital Regional não abre em maio. Nem em junho. Quando? Aí já é perguntar demais.

– Quem conta a história é o jornalista Marcelo de Moraes, no Blog BR 18, dedicado aos bastidores do pleito de outubro, e criado pelo jornal O Estado de São Paulo.

– Aos 88 anos, o ex-senador gaúcho Pedro Simon, que segue filiado, claro, ao (P)MDB, é um “reforço ilustre para a campanha presidencial de Marina Silva”, inclusive dando sugestões.

– Quem fala é a própria Marina: “o ex-senador está ajudando… de manhã, de tarde e de noite, com toda a sua força e sabedoria. Como sempre digo, queremos contar com os melhores…”

– Aliás, e para fechar: quatro vereadores em Brasília na semana passada, ao mesmo tempo e com o mesmo roteiro, não é demais, não? Calma, foi só uma perguntinha.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo