LUNETA. Audiência sobe, Secretariado, Fortunati no PSB, banda na escola, Câmara, CPI, anti e pró-Lula…
Por MAIQUEL ROSAURO e CLAUDEMIR PEREIRA (com foto de Fabrício Vargas), da Equipe do Site
* Notas tristes como as geradas pela morte de duas pessoas, no centro de Santa Maria, e a morte do autor, mais tarde, no hospital, alavancaram a audiência do site em março.
* Na verdade, dentre as cinco notas mais acessadas, apenas uma (imagem ao lado) foi de natureza política. E que nota, aliás.
* Foi o bafafá envolvendo dirigentes importantes do PMDB santa-mariense, do porte da presidente Magali Marques da Rocha e do ex-vereador e ex-secretário de Infraestrutura, Tubias Calil. Que coisa!
* A notícia boa foi o crescimento exponencial da audiência, se considerado igual período do ano passado.
* Foram, em abril de 2017, 21.127 leitores únicos, conforme o aferidor da audiência deste site (e o mesmo dos principais portais brasileiros), o Google Analytics.
* Ja agora, em 2018, anotou-se um crescimento de 23%, com os 27.460 leitores diferentes do mês, com mais de 51 mil visualizações de página, como você confere na imagem abaixo.
* As mudanças no secretariado do prefeito Jorge Pozzobom (PSDB) já tem data para ocorrer.
* Segundo informação de bastidores, a troca de cadeiras está prevista para esta quarta-feira. Clique AQUI e confira as mudanças já confirmadas.
* Enfim, já se sabe o destino do ex-prefeito de Porto Alegre, José Fortunati, que deixou o PDT (pelo qual se elegeu) cerca de um ano antes da eleição passada.
* Fortunati, que iniciou sua vida político-eleitoral no PT e foi ao PDT, agora é o mais recente filiado ao PSB, pelo qual, consta, pretende concorrer a senador.
* Aliás, no anúncio de sua filiação, dirigentes do PSB também informaram que a sigla terá chapa completa ao senado. Além de Fortunati, também Beto Albuquerque se apresenta à disputa.
* O que não se sabe é se o partido terá candidato a Governador, ou a quem apoiará para o Palácio Piratini. Hoje, está alinhado a José Ivo Sartori, do PSB.
* O Movimento Brasil Livre de Santa Maria (MBL/SM) e o partido Novo convocam os santa-marienses para um ato anti-Lula que será realizado na Praça Saldanha Marinho, nesta terça-feira (3), às 18h.
* Os organizadores garantem que o evento está mantido faça sol ou chuva, já que na quarta (4) ocorre o julgamento do mérito do habeas corpus do ex-presidente no Supremo Tribunal Federal (STF).
* Já na quarta, às 17h, também na Praça Saldanha Marinho, a Frente Brasil Popular Centro irá promover o evento “Coxinhaço Cultural – pelo direito de Lula ser presidente”.
* Ambos os eventos (anti e pró Lula) possuem páginas no Facebook e dezenas já confirmaram presença.
* A CPI das Parcerias realizou mais três oitivas nesta segunda. Foram ouvidos três servidores que atuam na Secretaria de Infraestrutura. Um deles o secretário adjunto, Eduardo Crisóstomo
* Também depuseram o chefe de Gabinete, Everton de Christo Leite; e o coordenador das equipes de pátio, Carlos Augusto Callage Silveira.
* Para conferir os detalhes do que foi dito na CPI, clique AQUI e acesse o site da Câmara.
* A Prefeitura, apoiadora do evento, e a Associaçãodos Piscicultores, que o promove, estão pra lá de satisfeitas com o resultado da 26ª edição da Feira do Peixe Vivo.
* A meta de comercialização de 100 torneladas de peixe, em quatro dias de feira, foi inteiramente contemplada, como se confere (AQUI) no material produzido pela Assessoria de Imprensa da Prefeitura.
* Na sessão desta terça do Legislativo, entrará em votação o Projeto de Lei 8638/2018, de autoria dos vereadores Adelar Vargas – Bolinha (PMDB) e Celita da Silva (PT).
* A iniciativa tem por objetivo obrigar empresas concessionárias ou permissionárias a retirar fios abandonados nos postes existentes no município. Para saber mais, clique AQUI.
* Os alunos da Escola Municipal Irmão Quintino, no Bairro Juscelino Kubitschek, receberam, nesta segunda, a Banda da 3º Divisão de Exército (foto acima, de João Alves) no projeto ‘Banda na Escola’.
* Além das músicas, como mostra o material (AQUI) da Assessoria de Imprensa da Prefeitura, a banda apresentou um a um os instrumentos musicais aos estudantes.
Acho “lindo” um movimento que se diz “apartidário” como o MBL ser comandado por uma pessoa filiada ao PP local…