JornalismoMídiaMulher

MÍDIA. Constrangimento com explícito machismo de colega para colega, no programa “Sala de Redação”

No portal UNIVERSO ONLILNE, com imagem de Reprodução

Na última quinta-feira (26), a comentarista Eduarda Streb foi vítima de uma piada machista do colega de trabalho Eduardo Bueno, o Peninha, durante o programa Sala de Redação, da “Rádio Gaúcha”. O historiador disse que a jornalista deveria “voltar para cozinha” e, após grande repercussão, ele decidiu se pronunciar e pedir desculpas nesta sexta.

“Passei a manhã na cozinha fazendo um almoço para a minha colega Duda Streb (foto acima). Eu estou convidando a Duda para almoçar para me desculpar pela piada, não porque era uma piada assim tão ruim. Mas era velha, antiquada. Para mim, cozinha é um dos lugares mais sagrados da casa. Eu mesma morei em Gramado por anos e ‘deixava minha mulher trabalhar’ e cuidava de casa. Foi uma piada, uma piada ruim, antiquada. Por mim a questão está encerrada porque é tola e boba. Minha obra fala por mim. Não tem nada do que eu prefira do que mulher no comando”, declarou Peninha.

Ainda muito abalada com a ofensa que sofreu, Duda também se pronunciou. A jornalista falou sobre a dificuldade de ser mulher em um ambiente de trabalho extremamente machista e, apesar de triste, aceitou o pedido de desculpas do colega de mesa. “É difícil ser mulher. Graças a Deus essa redação está cheia de mulher. Eu realmente tinha dúvida se tinha condições de falar. Eu não sou de me vitimizar, não combina comigo. Acho mesmo que foi uma brincadeira do Peninha. Na hora, nem levei a sério, mas essa brincadeira não tem nenhuma graça. Porque nós mulheres sabemos o tamanho da nossa luta, o tamanho do nosso esforço e o quanto o mundo esportivo é machista. Encaro essa brincadeira como infeliz”, falou Duda, chorando muito. “E por mim está tudo certo. Que esse episódio sirva de lição para a gente, para nós todos. Esse mundo precisa de amor, mais cuidado. Estou aqui por mérito, fui convidada pela RBS, aceitei esse espaço. É uma escolha minha ficar trabalhando como repórter longe de uma cozinha. Trabalhando em Olimpíada, Copa do Mundo, Mundial de Clubes, em muitos eventos que eu cobri por mérito. Desde ontem tenho recebido muitas manifestações e carinho. Foi uma brincadeira infeliz. Não vou almoçar contigo, mas está tudo certo”, encerrou.

Durante o ocorrido, Duda defendia o lado do Internacional de Porto Alegre e Peninha defendia o lado do Grêmio. Uma polêmica sobre arbitragem foi instaurada e o historiador disse “Quem colocou essa menina aqui? Volta para a cozinha que é o lugar que tu nunca deveria ter saído”.

Sindicato repudia comentário e questiona rádio

Em comunicado, o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul (SindJors) repudiou “com veemência e indignação” a declaração feita por Peninha. O comentário foi classificado pela entidade como “ofensivo, machista e preconceituoso”.

“O SindJors lamenta profundamente tamanha agressão, tenha ela sido feita seriamente ou em tom de brincadeira, o que também não se justifica. E condena que posições deste tipo, ao acentuarem as desigualdades sociais tão combatidas pelo movimento feminista, evidenciam falta de ética profissional e atentam contra o relacionamento civilizado em nossa sociedade, ainda sejam expostas em um programa de rádio de tamanha audiência”, diz a nota….

“A entidade estranha que a Rádio Gaúcha, integrante do Grupo RBS, permita afirmações de cunho misógino, exatamente no momento em que profissionais

das empresas assinam o movimento nacional #DeixaElaTrabalhar, lançado no dia 25 de abril, com o objetivo de lutar contra o assédio moral e sexual sofrido pelas jornalistas que atuam na cobertura de esportes no exercício da profissão. O SindJors reitera que o preconceito e a discriminação precisam, com urgência e seriedade, serem combatidos dentro dos meios de comunicação”, complete.

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, E AINDA CONFERIR VÍDEO, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

9 Comentários

  1. O nome “artístico” dele diz tudo: é uma Peninha.
    Em certa reportagem se exibiu que fazia sexo sem ereção. Algo Tântrico.
    Seguida rateia. Vive disto.

  2. Este é o tipo de homem que não deveria receber oportunidade no jornalismo. Piada machista e preconceituosa com nordestinos. Até quando vai ser aceito? #forapeninha
    Queremos pessoas profissionais e não qualquer um que defeca pela boca .

  3. o estranho é que os colegas (homens) da jornalista nao se solidarizaram com ela. Quanto Guto Ferreira fez comentário machista eles caíram de pau em cima dele.

  4. É sempre na hora da “brincadeira” que se mostra quem, de fato, se é. Desculpas dificilmente revertem o estrago. Muito possivelmente ela não esperava ser agredida desse modo pelo colega de trabalho. As mulheres não andam armadas e na defensiva o tempo todo.

  5. O Brando, infelizmente os teus comentários mostram a tua afinidade com este historiador preconceituoso e misógino. Perdeste a oportunidade de não se pronunciar.

  6. O bom e velho remédio ainda funciona: começou a confusão troca-se de estação. É muita frescura por conta de vermelhinhos e redes sociais.

  7. Não é de se vitimizar, mas chorando muito. Mulheres são “fortes”, mas no primeiros desaforo desmancham. Politicamente correto chegou até no Sala de Redação que antigamente até tratava de futebol. Pegaram a “informalidade” da Rede Bobo e deu no que deu.

  8. Especificamente, no Sala de Redação, o Peninha é um triste reflexo da baixaria que o programa se transformou. Vulgaridade.

  9. O ‘Peninha’ tem mania de fazer piadinhas machistas, preconceituosas. Quando estava num programa da Globonews, com Maitê e outros, causou polêmica fazendo piadinhas com nordestinos. Está na hora de as empresas onde ele trabalha darem um basta nisso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo