POLÍTICA. Partidos como o PSD se assanham para tentar obter a adesão de peemedebistas descontentes
Ainda é incipiente, e é possível que as dissidências sejam bem localizadas e até nem sejam confirmadas, em boa parte. No entanto, partidos estão sentindo a possibilidade de obter reforços politicos importantes no PMDB santa-mariense e “avançam” sobre lideranças que hoje se consideram marginalizadas – seja pela atual direção ou mesmo pelo ainda principal nome da agremiação, o atual secretário estadual de Segurança Pública, Cezar Schirmer.
PRB, PR e Podemos, e até o Novo, já se aproximaram de alguns militantes. O objetivo é atrair gente graúda na história recente ou nem tanto da agremiação. Não na Câmara de Vereadores, porque lá eventuais dissidências são punidas pela perda de mandato (até que alguma nova “janela da traição” em nível municipal seja criada).
Mas fora do parlamento a zoeira é grande. O exemplo maior é Tubias Calil. O ex-vereador e ex-secretário de Infraestrutura e ainda um nome bastante relevante na sigla, ligado hoje ao deputado estadual Edson Brum. Fonte muito boa do escriba informa que até mesmo o líder máximo nacional do PSD, o ministro Gilberto Kassab, falou direto no ouvido de Calil, via telefone. E, pessoalmente, o grande nome da sigla no estado, o deputado federal Danrlei de Deus, já conversou com o peemedebista. Vao levar? Hoje talvez não. Hoje.
Ah, e outro nome histórico da sigla, Antonio Carlos Lemos, pode também se mandar. O ex-secretário municipal de Meio Ambiente (e também das Finanças, no primeiro governo Schiremr) estaria muito inclinado a aderir ao PSB, que em Santa Maria é representado pelo ex-secretário e candidato a deputado estadual Fabiano Pereira.
Resumindo: há um foco de descontentamento no PMDB, como se sabe. A novidade é que isso pode significar perdas até outro dia inimagináveis. Vão ocorrer? Nunca antes se pensou tão seriamente nessa possibilidade. Ah, e o encontro do ultimo dia 13, num café da manhã (AQUI) com José Ivo Sartori e Cezar Schirmer. Bueno… Talvez o forrobodó (AQUI )de 9 de março, com direito a troca de desaforos entre a atual presidente, Magali Marques da Rocha, e o mesmo Tubias, ainda não tenha arrefecido. Talvez.
Se Tubias for…..quanta festa dentro do PMDB, festa de cigano.
Partido do Kassab? É bom citar o nome do dono da tropa.