Destaque

PARTIDOS. Reunião do Diretório do PMDB acaba aos gritos. Magali e Tubias têm discussão bem acalorada

A presidente Magali e o ex-secretário de Infraestrutura Tubias ficaram frente a frente no final da reunião. Ele reclama da posição do partido na base do governo Pozzobom, que volta e meia faz críticas à gestão Schirmer. Já ela defende que o PMDB é parceiro da Administração

Por MAIQUEL ROSAURO (texto e fotos), da Equipe do Site

O Diretório do PMDB de Santa Maria realizou uma reunião quente, na noite dessa sexta-feira (9), no Plenarinho da Câmara de Vereadores. A pauta era a definição dos pré-candidatos da sigla para o pleito de outubro, porém o encontro terminou em bate-boca, dedos levantados e gritaria. O motivo de tanta polêmica: a permanência do partido no governo Jorge Pozzobom (PSDB).

Logo no início do encontro, o vereador João Kaus (PMDB) defendeu a sua pré-candidatura a deputado estadual.

“Vou fazer o máximo para representar o PMDB de Santa Maria. Eu posso não ter fineza para fazer um discurso, mas tenho conhecimento”, disse o parlamentar.

Todos os membros do Diretório que usaram a palavra elogiaram Kaus por estar se colocando a disposição da sigla. Alguns até chegaram a afirmar que é inadmissível o PMDB/SM não ter candidato próprio.

Após todos falarem, ocorreu uma rápida discussão sobre a possibilidade de se colocar em apreciação a pré-candidatura de Kaus, uma vez que a reunião estava esvaziada. O Diretório possui 45 membros, mas apenas 23 estavam presentes. Contudo, após análise na lista de presença, comprovou-se que havia quórum.

Praticamente todos os presentes se posicionaram a favor da pré-candidatura de Kaus. Todavia, o vereador ainda terá uma nova batalha para confirmar seu nome nas urnas em outubro.

“Vai constar em ata o que estamos votando hoje, que Kaus está autorizado a ser pré-candidato. Já a candidatura definitiva vai depender da homologação ou não na convenção do partido”, explicou a presidente do PMDB/SM, Magali Marques da Rocha.

Confusão começou com cobranças de ex-secretário

Após a definição em torno do nome Kaus, já nas considerações finais, o ex-secretário de Meio Ambiente, Antônio Carlos Lemos, pediu a palavra e fez duras críticas ao ex-presidente do partido, Cezar Gehm, e também para Magali. Segundo Lemos, ambos não marcaram uma reunião para discutir a posição do partido na Administração Municipal.

“Não aguento mais sermos maltratados por esse governo”, disse Lemos.

O ex-secretário estava se referindo às críticas que o governo Schirmer, antecessor de Pozzobom na Prefeitura, recebe dos tucanos. A insatisfação vem desde os discursos do atual chefe do Executivo até os apontamos da sindicância do Parque de Máquinas, que atingem diretamente o ex-secretário de Infraestrutura Tubias Calil.

Enquanto Lemos fazia um discurso áspero contra o que considera incompetência do próprio PMDB/SM em não definir um caminho a seguir, Tubias também começou a fazer críticas. Ambos pressionaram Magali a dizer quem decidiu que o partido faz parte base do governo Schirmer.

A presidente defendeu que abriu-se a oportunidade de uma vaga na Câmara para Kaus, a partir do momento em que a vereadora eleita Marta Zanella (PMDB) assumiu a Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer.

A resposta não satisfez Tubias e Lemos. Ambos em pé, à frente da Mesa do Plenarinho, pressionaram Magali a explicar o resultado de uma reunião realizada dias atrás, com Pozzobom, sobre as críticas que membros do partido vinham recebendo. A presidente disse a reunião fez parte do jogo político e que o partido era parceiro da Administração Municipal.

Tubias então se exaltou, afirmando que o discurso de Magali com o prefeito era um e que com o Diretório era outro.

“Não grita!”, disse Magali.

“Eu não baixo o tom, eu falo conforme falam comigo. Eu estou cansado, foram lá propor um jogo para pegar outra secretaria. Essa decisão, primeiro tem que passar por aqui (Diretório)”, protestou Tubias.

“Mas quem foi que criou essa ideia Tubias? Não dá pra suportar mais, está inventando conversa”.

“Ninguém está inventando conversa Magali”.

“Está encerrada a reunião!”.

“Não, não está encerrada a reunião”, bradou Tubias.

“Está, sabe por quê? Por que essa história já foi longe demais”, gritou Magali já se retirando da Mesa.

“E vai ir mesmo longe demais Magali. Nós não aguentamos mais isso”, protestou Tubias já seguindo Magali no corredor.

“A presidente está encerrando a reunião e não está explicando as coisas com clareza”, criticou Lemos.

Enquanto os demais membros do Diretório começavam a deixar o recinto indignados com a situação, Magali e Tubias discutiam no meio do Plenarinho. Cara a cara e com o dedo indicador em riste, ambos davam alguns passos e trocavam acusações. 

“Tu que é da imprensa, nós não pedimos nem o cargo de faxineiro da Prefeitura. Nem de faxineiro nós queremos”, disse Magali ao se aproximar do repórter do site enquanto ela e Tubias seguiam em forte discussão.

A briga verbal só foi terminar do lado de fora do Plenarinho, com Magali indo embora. Antes de a discussão começar, a presidente prometeu que na pauta da próxima reunião do Diretório Municipal do PMDB será colocado em votação a proposta de desembarque do partido do governo Pozzobom.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

9 Comentários

  1. É uma ópera bufa. Governo Schirmer tem dois ou três acertos (querem destacar para dizer que não foi tão ruim), mas no geral foi uma “mercadoria”. Não é mimimi que vai mudar isto. Não é só o parque de máquinas (uma cominhonete, um trator e uma escavadeira largados em empresas particulares; deterioração e abandono), são os trocentos parques criados no papel, inauguração de iluminação pública, exemplos não faltam.
    Kaus teve o que, 1300 votos na eleição para vereador? Óbvio que é inviável, campanha é curta, recursos são escassos, não dá para gastar num candidato que só quer acumular recall eleitoral para a próxima eleição a vereador.
    Resumo da ópera é a diminuição do poder da façção schirmeriana no diretório local ou, pelo menos, a tentativa de diminuição.

  2. Tudo por Santa Maria, sem nenhum interesse !!! Mais uma vez Santa Maria com toda Força no pleito para Assembléia. Literalmente é o KAUS !!!!

  3. Um bom lider nao grita.
    Um bom lider nao se exalta.
    Um bom lider pergunta ou responde ponderadamente.hehehee… “bando”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo