Claudemir PereiraHistóriaJornalismo

A PAIXÃO POR UMA CIDADE (67). Telcio Brezolin não sabia se iria ficar em Santa Maria. Então surgiu a Cesma e…

Por LICIANE BRUN (texto) e MAIARA BERSCH (foto)

Télcio Brezolin: dar o máximo de si ao que recebe de Santa Maria

Vindo de Faxinal do Soturno em 1978, Télcio Brezolin sentiu um grande contraste entre a cidade e o campo. O gerente geral da Cooperativa dos Estudantes de Santa Maria (Cesma) chegou em Santa Maria aos 23 anos de idade, para estudar. Não esperava ficar, mas às vezes o destino modifica certas decisões. Télcio permaneceu na cidade a pedido do então presidente da Cesma, que tinha então dois anos de fundação, para ajudar na cooperativa.

Na época morador da Casa do Estudante de Santa Maria, Télcio comenta que conviveu com as mais diversas culturas, e pessoas de todos os cantos do país. Além disso, acrescenta que esse período foi de um grande aprendizado. “Eu tinha de fazer tudo, ‘me virar’. Foi uma grande escola pra vida”.

O gerente geral da Cesma ressalta qualidades que vê na cidade onde vive há mais de 30 anos: “Santa Maria é geograficamente privilegiada, com montanhas e muito verde, tornando-se um lugar bonito. O povo é hospitaleiro. Não tem como entrar na monotonia, existe uma interação constante aqui. Procuro acolher as pessoas com a mesma recepção na qual fui acolhido em Santa Maria, e dar o máximo de mim ao que estou recebendo dela”. A saudade que ficaria no peito se precisasse ir embora, seria de todos os amigos que conquistou nessas três décadas como santa-mariense.

 

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo