CulturaMemóriaPrefeitura

CULTURA. Enfim, batizado o Largo Edmundo Cardoso. Em meio à Feira do Livro, na praça, placa é descerrada

Por MARIANA FONTANA (texto) e DEISE FACHIN (foto), da Assessoria de Imprensa da Prefeitura

Familiares do homenageado e autoridades do Município participaram do ato

A Prefeitura de Santa Maria promoveu, no final da tarde desta quinta-feira (10), uma solenidade em homenagem ao escritor santa-mariense Edmundo Cardoso. Na ocasião, foi realizado o descerramento da placa que denomina o espaço em frente ao Shopping Popular de Santa Maria como Largo Edmundo Cardoso.

A solenidade ocorreu junto às atividades da Feira do Livro de Santa Maria, na presença de autoridades do Município e de familiares do homenageado. A secretária adjunta de Cultura, Esporte e Lazer do Município, Marcia Teston, destacou que o momento representava o registro da história da cidade, e enfatizou a importância do escritor na cena cultural do Município.

“Santa Maria vive e respira Cultura. E tantas são as personalidades fortes e importantes neste cenário, que jamais podem ser esquecidas. É uma satisfação muito grande estarmos aqui, prestando mais uma homenagem ao nosso querido Edmundo Cardoso, que é parte importante da nossa história”, destacou a secretária adjunta.

A esposa de Edmundo Cardoso, Therezinha de Jesus Pires Santos, e os filhos, Gilda May Cardoso dos Santos e Claudio Cardoso, compareceram ao ato. Na oportunidade, Therezinha ressaltou que o largo que recebe o nome do escritor é um ambiente que fez parte da rotina de Edmundo Cardoso, onde ele exerceu atividades profissionais e de lazer. Ela também agradeceu ao ex-vereador Danier Avello, que propôs a lei que nomeia o espaço.

“Inauguramos essa placa em um dos locais onde Edmundo transitou boa parte de sua vida. Com essa placa, Edmundo volta à Praça Saldanha Marinho, retorna a Santa Maria”, concluiu Therezinha.

Edmundo Cardoso foi jornalista, escritor, teatrólogo e funcionário da justiça. Desde cedo, envolveu-se com o desenvolvimento cultural da cidade, participando da criação de várias instituições. O acervo documental reunido por ele, hoje, constitui a Casa de Memória Edmundo Cardoso, entidade com finalidade cultural criada para homenageá-lo.

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, E TAMBÉM VER OUTRAS FOTOS, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo