CRENÇAS. Cemitério Ecumênico Municipal terá local para os despachos de religiões de matrizes africanas
![](https://claudemirpereira.com.br/wp-content/uploads/2018/05/maiquel-despachos.jpg)
Por MAIQUEL ROSAURO (com foto de Divulgação), da Equipe do Site
Os praticantes de religiões de matrizes africanas terão um local específico no Cemitério Ecumênico Municipal para a realização de despachos. A iniciativa, possivelmente inédita no Estado, será inaugurada até o final do mês.
A criação do espaço foi reivindicada pelo pai Augusto de Oxossi (PP), presidente do Afro Progressistas Santa Maria, que encaminhou ofícios à Prefeitura solicitando um lugar para as oferendas aos orixás. A construção é realizada pelo próprio Oxossi a partir de doações de materiais de construção.
“O despacho é uma oferenda que tem como simbolismo compartilhar algo. Orientamos que não seja despachado nada que não seja biodegradável”, explica Oxossi.
O pai de santo também é contra o uso de animais nos despachos.
“O animal é sagrado. Se matar, tem que consumir”, argumenta.
A limpeza do local será realizada pelos funcionários do Cemitério e também pelos usuários a cada 15 dias. O espaço, ainda em obras, está localizado próximo ao portão lateral do Ecumênico (entrada pela Avenida Liberdade).
Oxossi calcula que Santa Maria possua cerca de mil terreiros, o que tornará o local de despachos um ponto de referência para os praticantes de religiões de matrizes africanas.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.