EstadoSanta MariaSaúde

SAÚDE. Surto de toxoplasmose é só por aqui, mas acaba por deixar todo o Rio Grande do Sul em alerta

Grávidas estão no grupo de mais atingidos pelo surto de toxoplasmose na cidade. O total de casos confirmados se aproxima de 200

No portal do CORREIO DO POVO,com informações da Rádio Guaíba e foto de Reprodução

O surto de toxoplasmose em Santa Maria tem deixado a população em alerta devido ao aumento de número de casos confirmados nos últimos dias. Com isso, o restante do Rio Grande do Sul também redobra atenção para que a doença não se espalhe para os demais municípios. Mas de acordo com a chefe da Divisão Epidemiológica da Secretaria Estadual da Saúde, Tani Ranieri, a fonte de contaminação da toxoplasmose está dentro do município.

“Este é um surto de Santa Maria cuja a fonte de contaminação é local. A gente precisa tentar realmente saber da onde é esta fonte para poder agir e intervir de forma correta”, afirmou Tani em entrevista à Rádio Guaíba nesta segunda-feira. “Não existe outro município que esteja apresentando ocorrências de casos desta magnitude. A toxoplasmose é uma doença de circulação endêmica. Nós temos sempre registro de casos de toxoplasmose e somente a gestante com toxoplasmose aguda será alvo de modificação”, acrescentou.

Segundo Tani, várias equipes do Ministério da Saúde e da Secretária de Saúde Municipal se uniram para investigar os locais onde residem as pessoas que estão apresentando toxoplasmose para identificar as possíveis fontes de contaminação. “É um dos piores surtos para gente poder identificar uma fonte de contaminação comum entre os casos. Porque se trata de um município com pelo menos 300 mil habitantes, 40% dos casos são em nove bairros e tem outros que estão contaminados, mas precisa saber se elas se contaminaram no local de residência ou no local de trabalho. É um processo a ser feito”, explicou.

Conforme ela, o município de Santa Maria não ficará desamparado quanto ao atendimento para quem apresentar os sintomas e para os que foram diagnosticadas com a toxoplasmose. “Desenhou-se um estudo que está em curso onde estão entrevistando todas as pessoas que estão apresentando e confirmando os casos para tentar apontar uma forma mais direta para as possíveis fontes de contaminação. Nenhum outro surto desta magnitude teria uma outra fonte de contaminação se não hídrica ou alimentar”, informou.

“Todos os esforços da secretaria estão sendo voltados para atender este surto em Santa Maria no sentido para que a gente possa resolver rapidamente este problema. A rede de laboratório e a rede de assistência estão sendo desenhados para que nenhuma pessoas fique desassistida para que ela possa ser acompanhada na evolução do seu quadro. O mais importante para a segurança da população é que o Estado e o Governo estão fazendo de tudo para minimizar o problema”, concluiu.

Recomendação para grávidas

A toxoplasmose é uma doença causada porr um parasita e tem afetado principalmente as grávidas. Por isso, a chefe de saúde orientou para que mulheres que estão planejando uma gravidez, possam aguardar mais um tempo até que o surto tenha minimizado em Santa Maria. “Se eu tivesse uma filha, eu diria para ela “aguarde mais um mês”. Mas muitas vezes a pessoa se depara grávida. Para estas, existem outras medidas a serem utilizadas e estarão protegidas com a possibilidade de limitar o veículo de transmissão”, disse.

Tani recomendou medidas simples para evitar a contaminação da doença como: ferver água por 10 minutos; não comer carne crua ou mal passada; lavar legumes e verduras, principalmente vegetais folhosos e ter cuidado com gatos, especialmente com a limpeza na areia de fezes do animal.

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. Volta e meia aparecem notícias contraditórias. No começo falavam que havia casos de outras cidades. Sem falar nas recomendações duvidosas do tipo “deixar a água ferver 10 minutos” (é para fazer sopa de oocisto?).
    Outro aspecto é “não vamos divulgar os bairros mais atingidos porque temos medo que as pessoas de outros bairros parem com a prevenção”. Há controvérsias, o padrão brasileiro é não haver prevenção, com exceção talvez das mulheres grávidas (padrão é “deve ser no bairro dos outros”. Ou seja, tem gente nos bairros mais atingidos sem prevenção nenhuma.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo