No site do CORREIO DO POVO, com informações de Laura Gross (Rádio Guaíba) e foto Reprodução
O Banco Central (BC) divulgou, na tarde desta quarta-feira, uma nota desmentindo a notícia falsa que circulou pelas redes sociais informando que a instituição havia sido proibida de receber notas com o carimbo “Lula Livre”. Conforme o BC, cédulas com rabiscos, símbolos ou marcas estranhas ao natural podem ser aceitas, trocadas e depositadas normalmente na rede bancária.
Os boatos circularam, após um vídeo viralizar pelas redes sociais mostrando notas de Real sendo estampadas com o carimbo “Lula Livre”. A estratégia vinha sendo usada por manifestantes contrários à prisão do ex-presidente.
Ainda de acordo com o BC, as notas apresentadas aos bancos serão recolhidas, para destruição, mas enquanto permanecerem no mercado, devem ser preservadas, já que a fabricação de cédulas novas gera custo para o país.
Confira a nota do BC na íntegra:
Cédulas com rabiscos, símbolos ou quaisquer marcas estranhas continuam com valor e podem ser trocadas ou depositadas na rede bancária. As notas descaracterizadas apresentadas na rede bancária serão recolhidas ao Banco Central, para destruição. O Banco Central incentiva a que as cédulas sejam preservadas, afinal a fabricação de cédulas e moedas gera custos para o País e sua reposição elevará ainda mais esse custo.
PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.