Destaque

TOXOPLASMOSE. São 271 os casos (24 gestantes) já confirmados em Santa Maria, entre os 847 notificados

Órgãos de Saúde de Santa Maria continuam a atender pacientes – no HUSM e na Casa 13 de Maio – que apresentam os sintomas da doença

Por MARIANA FONTANA (texto) e JOÃO ALVES (foto), da Assessoria de Imprensa da Prefeitura

O Governo do Estado e a Prefeitura divulgaram, na tarde desta sexta-feira (11), mais um Boletim de Investigação de Surto de Toxoplasmose em Santa Maria. Conforme os dados levantados até o momento, a cidade já contabiliza 847 casos notificados, sendo 605 suspeitos. Desses, 271 já foram confirmados – sendo 24 gestantes. Dos casos suspeitos, 230 permanecem em investigação (confira o boletim completo clicando aqui).

Também foram divulgados dois outros boletins referentes ao atendimento de pacientes com os sintomas ou com a doença, um do Hospital Universitário de Santa Maria (Husm) e, outro, da Casa 13 de Maio. No Husm, cujas as consultas ocorrem duas vezes na semana (nas terças e sextas-feiras), já foram realizados 84 atendimentos (confira aqui) até o dia 08 de maio.

Já na Casa 13 de Maio, foram realizados, até esta sexta-feira, 85 atendimentos no Ambulatório de Pacientes com Síndrome Febril. Desses, 38 casos são de toxoplasmose aguda. Esses pacientes foram encaminhados para atendimento no Husm.

LAUDOS SOBRE A ÁGUA SÃO CONCLUÍDOS

Outro resultado importante divulgado nesta sexta-feira, é com relação aos laudos de análise da água, realizados pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). São dois documentos, que apresentam resultados referentes a coletas de reservatórios de residências, de processo hidropônico e da Estação de Tratamento de Água da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan).

Nos laudos, a conclusão é que as amostras de água foram consideradas negativas quanto à presença do DNA de Toxoplasma gondii (confira os documentos clicando aqui e neste link). No entanto, conforme o superintendente da Vigilância em Saúde do Município, Alexandre Streb, os dados se referem apenas a um período específico. Assim, eles são considerados dados preliminares e não totalmente conclusivos, já que é necessário, também, que eles sejam avaliados em conjunto com as demais investigações epidemiológicas que estão sendo feitas pelo Município.

Streb explica que novas análises deverão ser feitas, e que é mantida a orientação de que a comunidade deve seguir bebendo água mineral ou fervida, evite alimentos crus e malpassados e lave bem alimentos crus, como legumes e verduras…”

PARA LER A ÍNTEGRA,  E TAMBÉM ACESSAR OS BOLETINS E LAUDOS, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. Esqueceram da contaminação cruzada. Se a criatura manuseia carne contaminada (por exemplo) e por algum motivo leva a mão a boca sem lavar antes pode ingerir o agente. Se usar a faca em outro alimento após preparar carne contaminada pode espalhar o agente.
    Esqueceram de lembrar para lavar bem as mãos após limpar a caixa de areia de gatos “criados soltos” (caso os bichanos tiverem uma).

    Para quem domina o britânico idioma.

    https://www.cdc.gov/parasites/toxoplasmosis/epi.html

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo