Destaque

VIVA SANTA MARIA. Para festejar nossos 160 anos, um superevento resgata histórias, lendas e memórias

Por ANA BITTENCOURT (texto) e GIBRAN CARRAZONI (arte), da Assessoria da Prefeitura

Para homenagear Santa Maria no dia em que o Município comemora 160 anos de emancipação político-administrativa, a Prefeitura promove, na próxima quinta-feira (17), a segunda edição do Viva Santa Maria. Serão 12 horas de atividades no Parque da Medianeira, das 10h às 22h, abertas ao público e voltadas para todas as faixas etárias. Na programação, além de shows musicais e intervenções artísticas, estão previstas ações de educação ambiental, serviços de saúde, praça de alimentação e atividades que fazem referência à história de Santa Maria. Todas a programação é gratuita.

De acordo com o prefeito Jorge Pozzobom, a Administração espera repetir o que aconteceu no ano passado, quando mais de 12 mil pessoas passaram pelo Parque da Medianeira para celebrar e viver a cidade.

“Santa Maria merece nosso carinho e nosso amor. Este evento reúne um pouco do que temos para oferecer aos santa-marienses e também para aquelas pessoas que nos visitam ou que escolhem a cidade para estudar ou trabalhar. Por isso, é importante que as pessoas participem e desfrutem dos nossos artistas, das atrações e dos serviços oferecido nesse dia”, afirmou o chefe do Executivo.

O chefe da Casa Civil, Guilherme Cortez, explica que a organização do Viva Santa Maria se dedicou a oferecer atrações para todos os gostos e voltadas para a família, a fim de proporcionar um espaço de convívio e de lazer para as pessoas.

“O evento é uma oportunidade para exaltar o orgulho de viver na cidade Coração do Rio Grande e esperamos os santa-marienses para essa comemoração. A programação é extensa e variada, além disso, o Parque da Medianeira oferece uma estrutura agradável para aproveitar o feriado municipal”, afirmou Cortez.

LENDAS, HISTÓRIAS E MEMÓRIAS

A programação alusiva aos 160 anos de Santa Maria tem destaque em atividades que resgatam a história do Município, suas lendas e origens. É o caso do Passeio de Trem pela Terra de Imembuy, atração que vai despertar a curiosidade, principalmente das crianças. Durante a festa, das 10h às 12h e das 13h30min às 17h30min, um trenzinho vai partir da estação para um passeio completo pela história de Santa Maria. No trajeto, os viajantes encontrarão personagens de época, fotógrafo lambe-lambe, música e alegorias que vão contar a lenda de Imembuy e Rodrigo, a índia e o homem branco cuja história de amor, vivida às margens do Arroio Itaimbé, teria dado origem a Santa Maria.

Outra atração que promete encantar o público e também tem relação com a lenda sobre a formação do Município é o Musical Imembuy. No palco, a partir das 19h, 21 músicos consagrados na cena artística de Santa Maria, com a participação de bailarinos do Vintage Estúdio de Dança, realizam um espetáculo musical que também tem na sua essência a lenda da índia pertencente à tribo dos Minuanos.

SAÚDE, MEIO AMBIENTE E SOLIDARIEDADE

Entre os serviços que serão oferecidos aos visitantes durante o Viva Santa Maria, estarão a Unidade Móvel da Secretaria de Saúde oferecendo testes rápidos, verificação de pressão e glicose, além de orientações sobre saúde bucal, saúde mental e saúde da mulher. Também será possível se vacinar contra a gripe (serão imunizados adultos que pertencem aos grupos prioritários).

Ainda, quem quiser exercitar a solidariedade poderá colaborar com a Campanha do Agasalho. No Parque da Medianeira haverá posto de coleta para receber doações de roupas, calçados e cobertores.  A promoção do Viva Santa Maria 2018 é da Prefeitura Municipal, com apoio da Corsan e do Governo do Estado.

PROGRAMAÇÃO DO VIVA SANTA MARIA

10h – Maratona Fitness

11h – Mateada Cultural com Junior Benaduce

13h30min – Show Gustavo Iser

14h30min – Musical Jardim de Cataventos

15h30min – Show Maninho e Mirahil

16h30min – Show Janu e Tiane

17h15min – Apresentação do CTG Sentinela da Querência

19h – Musical Imembuy

21h – Show de encerramento com Douglas Braga

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo