Câmara de VereadoresPolíticaPrefeituraSanta MariaTragédia

CÂMARA. Schirmer usa tribuna, diz que foco do 2º mandato será para gestão e finanças. No final, Kiss

Cezar Schirmer, na Câmara, sobre a tragédia de 27 de janeiro: “tudo aquilo que nos enlutou, deve deixar um legado para o resto do país e do mundo, no sentido de segurança e prevenção”
Schirmer, na Câmara, sobre a tragédia de 27 de janeiro: “tudo aquilo que nos enlutou, deve deixar um legado para o resto do país e do mundo, no sentido de segurança e prevenção”

Quase no final do prazo previsto pelo regimento interno, 90 dias após o início do ano legislativo, o prefeito Cezar Schirmer foi à Câmara de Vereadores. E, com as galerias lotadas, na maior parte por CCs (não, não há crítica nisso – os outros prefeitos também faziam isso), foi aplaudido ao final de sua manifestação.

Mas, o que disse Schirmer? Primeiro, destacou o que considera terem sido ações importantes no primeiro mandato. Depois, enfatizou que o foco dos próximos três anos e sete meses será para gestão e finanças. Em seguida, agradeceu aos servidores municipais e prometeu continuar investindo em educação e saúde.

Só na última parte de seu discurso colocou a questão política, congratulando-se com seu experiente vice-prefeito José Farret. E, já no encerramento, tratou da tragédia da Kiss, garantindo que não tem “medido esforços no sentido daquilo que precisa ser feito, inclusive em questões de responsabilização.” Ah, mas acrescentou a necessidade de “olhar para o futuro”.

Você quer saber mais? Confira o material produzido pela assessoria de imprensa da Câmara de Vereadores. O texto é de Ana Bittencourt, com foto de Carolina Bonoto. A seguir:

Na Câmara, prefeito destaca metas para 2013

Durante a sessão plenária ordinária desta quinta-feira (23), o prefeito municipal Cezar Augusto Schirmer compareceu à Câmara de Vereadores, acompanhado pela primeira dama, Fátima Schirmer. O artigo 218 do Regimento Interno estipula que, anualmente, dentro de 90 dias do início do período legislativo, a Câmara recebe o prefeito em Sessão Extraordinária Especial. Conforme determina a Lei Orgânica do Município, o chefe do Executivo apresentou o balanço do último mandato, concluído em 2012, além dos planos para o exercício de 2013, quando inicia uma nova administração.

RETROSPECTIVA: Em seu pronunciamento, antes de expor a situação do município, o prefeito manifestou pesar pelo falecimento do Dr. João Antônio Schons, destacando a importante doação feita ao município, da área onde está sendo construído o Hospital Regional. Em seguida, o prefeito destacou que os planos para os próximos quatro anos dizem respeito a dois aspectos fundamentais: gestão e finanças. Afirmou a preocupação com a informatização da saúde, apesar dos recursos escassos. O prefeito destacou ações da gestão anterior, como por exemplo, a redução do quadro de CCs e FGs, de 345 para 260, sendo apenas 190 cargos de livre nomeação, ações de melhorias e modernização na gestão de contenção de gastos e ao incremento de receita. Destacou a criação da Controladoria e Auditoria Geral do Município – CAGM, a informatização e implantação de novos e modernos sistemas na área tributária e de folha de pagamento e a atualização dos pagamentos de precatórios, que estavam atrasados desde 1997. Schirmer listou ainda a criação da Central de Compras, Licitações e Contratos e a instituição do Almoxarifado Central e Único. Destacou que os precatórios da Prefeitura Municipal estão rigorosamente em dia. O prefeito apresentou gráficos para ilustrar a situação financeira do município em relação às suas receitas e despesas. A partir de quadros comparativos, de 2005 a 2012, o prefeito apresentou os investimentos financeiros em assistência social, educação e saúde.

METAS: Em um segundo momento, Cezar Schirmer apresentou metas para o futuro, como por exemplo, a criação de uma secretaria específica em gestão. “Nos próximos quatro anos é nossa meta transformar Santa Maria referência de gestão pública, servindo de exemplo para outros municípios do país”, afirmou. O prefeito falou sobre plano de mobilidade e recadastramento urbano, projeto que deverá fazer uma radiografia da situação de cada rua, avenida, bairro e distrito de Santa Maria, identificando suas deficiências em infraestrutura e logística, como a inexistência de escolas ou asfaltamento, carência de rede de esgoto ou transporte público, entre outros problemas, por exemplo. O prefeito também anunciou que pretende enviar à Câmara, até o final deste ano, um novo código tributário.

O prefeito cumprimentou os vereadores e agradeceu a colaboração de todos os servidores do município, enfatizando que, com a adesão de todos, os índices apresentados foram possíveis. Cezar Schirmer reassumiu o compromisso de continuar investindo na educação e na saúde – percebida por ele com algumas lacunas – reconhecendo as dificuldades existentes nesta área, além de continuar incentivando o desenvolvimento econômico, com geração de emprego e renda, buscando novos investimentos e empresas para impulsionar a economia do município. Os investimentos em cultura e turismo devem continuar, através dos…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

10 Comentários

  1. @ Jorge Knoll
    O Mal para Santa Maria, Cezar Augusto Schirmer já fez. E nunca se pagará. A tragédia da Boate Kiss, queiram ou não tem a contribuição do Schirmer quer por sua omissão.Um político opaco, omisso, e que só chegou à Prefeito de Santa Maria, porque o José Haidar Farret o elegeu”
    Resumo verdadeiro.. à falta de atitude, que se tornou, cruel, da Òpera..

  2. Caro Claudemir !!! porque meu comentário não foi postado anteriormente ??? será que falei algo de errado em relação aos CCs ??? estes não deveriam cumprir expediente em algum setor da PMSM atendendo a comunidade santa-mariense ??? abraços…

  3. O Mal para Santa Maria, Cezar Augusto Schirmer já fez. E nunca se pagará. A tragédia da Boate Kiss, queiram ou não tem a contribuição do Schirmer quer por sua omissão.
    Um político opaco, omisso, e que só chegou à Prefeito de Santa Maria, porque o José Haidar Farret o elegeu. Sem isto nunca teria chegado a Prefeito, embora em 2 outras oportunidades tivesse tentado, até sendo derrotado pelo próprio Farret.
    Digo político opaco, omisso, pois nunca fez nada por Santa Maria, quer no Governo do Estado, no Governo de Pedro Simon, como Secretário da Fazenda, quer como Secretário do Estado no Governo Britto.
    Como deputado federal nunca fez nada para Santa Maria e Região. Qual Emenda Parlamentar que enviou para Formigueiro, para São Pedro do Sul, Restinga Seca, para Toropi, para São João do Polesni, para São Vicente do Sul, para Agudo. NADA. NADA. NADA.]
    AS EMENDAS DELE Cezar Schirmer como Deputado Federal, eram sempre direcionadas às Irmãs do Colégio Sant’Anna e FIC, naquele tempo não havia UNIFRA, e para o Colégio Marista Santa Maria.
    O que ele fez sim foi produzir 242 vítimas que deram suas vidas, um preço alto para seus familiares, amigos, e a Comunidade Santamariense..
    Esse é o SCHIRMER que conheço.
    Quanto aos CCs 97% da platéia estava tomada por eles, enquanto Cezar Schirmer fazia seu pronunciamento, e estavam lá na condiçãso de “terneiros” a garantir sua “teta”.

  4. Um péssimo prefeito, um político opaco e omisso, que nada de bom fez para Santa Maria em todos esses anos.
    Os CCs que lá estavam era a garantia de que os que pais das vítimas da Tragédia de Boate Kiss, tivessem assento no na platéia. A terneirada 97% dos presentes lá para garantir suas tetas.

  5. Primeiro,o Farret foi reprovado na saúde,pois foi substituído,os investimentos são quase todos com verbas federais,as indústria não vieram,a informatização ficou no papel e caneta,a cidade esta parada,assim como os distritos atirados as traças,e as promessas,ahhhhh as promessas se foram com o tempo….

  6. medindo esforço ele ta mesmo mas esforço para não deixar os indiciados kiko e mauro irem depor na pizza, opa CPI, pois alquem deve estar com o rabo preso! e tem medo doque eles vam falar ( quem não deve não teme ) mesmo com a presão dos familiares das vitima nossos vergonhoso vereadores que compõe a tal PIZZA estão na contra mão! em não convocar eles, pois alquem teme!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo