AssembleiaSanta MariaSaúde

TOXOPLASMOSE. Comissão de deputados faz périplo na cidade e cobra presença de ministro Occhi em SM

Na reunião realizada com o Comitê de Crise, os deputados também ouviram várias reclamações quanto à postura do governo federal
ATENÇÃO: mais tarde você lerá também a versão da Prefeitura para as manifestações de Occhi

Por TIAGO MACHADO (texto e foto), da Assessoria de Imprensa do Deputado Valdeci Oliveira

Nessa quinta (21), no mesmo dia que a Comissão de Representação Externa da Assembleia Legislativa que trata da toxoplasmose fez um intensivo de atividades em Santa Maria, o ministro da Saúde, Gilberto Occhi, deu uma declaração impactante sobre o assunto.

Em entrevista à imprensa estadual, ele afirmou que a origem do surto da doença que atinge Santa Maria é a água. A informação, que não veio acompanhada de detalhes ou de elementos mais concretos, imediatamente repercutiu na cidade. “O ministro da Saúde tem o dever de vir a Santa Maria e prestar explicações sobre essa declaração, que é pouco responsável, e sobre o que o governo federal está fazendo  ou não para ajudar no combate ao surto em Santa Maria. Pelo que se sabe, ele (o ministro) virá a Porto Alegre na semana que vem. Não custa nada dar um pulo em Santa Maria. A água até pode ser a causa, mas para se afirmar categoricamente isso é preciso embasamento e explicações”, disse Valdeci, que coordena a Comissão da Assembleia.

Na reunião realizada com o Comitê de Crise, na 4a Coordenadoria Regional de Saúde, Valdeci e os deputados Adilson Troca (PSDB) e Frederico Antunes (PP) também ouviram uma saraivada de reclamações quanto à postura do governo federal. “Santa Maria não merece esse tipo de conduta. Qual método e qual investigação foi realizada? Somente o achismo não basta”, afirmou a secretária municipal da Saúde, Liliane Duarte.

Na audiência realizada na Câmara de Vereadores, Valdeci e Troca foram recebidos por 18 vereadores, entre eles o presidente da Câmara, Alexandre Vargas. Ao pedirem o apoio da Câmara de Vereadores na mobilização pela vinda do ministro a cidade, eles foram imediatamente atendidos. Com a concordância da imensa maioria dos parlamentares presentes, ficou definida a elaboração de uma moção de apelo ao ministro, que foi aprovada na sessão plenária realizada após a reunião com os deputados. “A Câmara Municipal está integrada a todo trabalho de enfrentamento à toxoplasmose. Nós, diariamente, recebemos, as cobranças e as preocupações da população sobre esse tema”, disse Alexandre.

Nas reuniões realizadas na Prefeitura e no Hospital Universitário, os deputados receberam o relato sobre as medidas tomadas desde que os casos começaram a ser detectados, em abril. O prefeito elogiou a iniciativa da Assembleia Legislativa “de primeiro conhecer a realidade para depois fazer avaliações”.  Ele se colocou à disposição da Comissão para o que for necessário. “Foi correta, ética e responsável a postura da Assembleia, por meio da Comissão Externa “, afirmou ele aos deputados.

A superintendente do Hospital Universitário (HUSM), Elaine Resener, disse que a instituição “está na linha de frente para atender a população”. Atualmente, 100 gestantes estão sob acompanhamento no Hospital. “Nós estamos fazendo o acompanhamento de gestantes, recém-nascidos e crianças. O feto é muito vulnerável à toxoplasmose”, salientou ela.

Ao todo, a Comissão da Assembleia realizou cinco reuniões em Santa Maria nessa quinta (21). Na próxima semana, novas atividades e ações serão definidas. O grupo tem até o dia 13 de julho para apresentar o relatório do trabalho, que tem de ser apreciado pelo plenário do Parlamento. “A minha intenção é entregar pelo menos uma semana antes. Queremos reforçar e apoiar as ações e os esforços em andamento e, se necessário, colaborar no aperfeiçoamento de medidas e encaminhamentos”, disse Valdeci.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo