AssembleiaSaúde

TOXOPLASMOSE. Valdeci e Troca vão à secretaria de Saúde, antes das reuniões de quinta, em Santa Maria

Troca e Valdeci e técnicos da secretaria de Saúde: “maioria dos exames realizados atualmente são negativos, ao contrário de antes”

Por TIAGO MACHADO (texto e foto), da Assessoria de Imprensa do Parlamentar

A Comissão de Representação Externa da Assembleia Legislativa criada para apoiar e acompanhar o enfrentamento ao surto de toxoplasmose em Santa Maria realizará uma série de reuniões e audiências na cidade, nesta quinta (21). Antes dos compromissos na Região Central do Estado, os deputados Valdeci Oliveira (PT) – coordenador do grupo – e Adilson Troca (PSDB) estiveram, nessa terça (19), no Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS), em Porto Alegre, para colher subsídios e informações a respeito das ações realizadas pela Secretaria Estadual da Saúde.

A diretora do CEVS, Marilina Bercini, e a chefe da Divisão de Vigilância Epidemiológica do órgão, Tani Ranieri, procuraram tranquilizar os deputados sobre a propagação da toxoplasmose, que já contabiliza quase 600 casos confirmados em Santa Maria. “A concentração dos casos foi em março, abril e maio. A maioria dos exames realizados atualmente são negativos, ao contrário do que ocorria anteriormente”, afirmou Marilina.

Elas também garantiram que não há falta de medicamentos e que todas as pessoas que contraíram a doença estão tendo o acompanhamento necessário. Questionadas pelos deputados, ambas também afirmaram que a busca pela origem dos casos de toxoplasmose prossegue. “Nós gostaríamos de já ter desvendado isso. Mas não jogamos a toalha. Só que a busca em uma cidade do tamanho de Santa Maria é bastante complexa. Independentemente disso, todos os cuidados e medidas estão sendo tomadas”, assinalou Tani.

Santa Maria – Depois dessa reunião em Porto Alegre, os deputados da Comissão Estadual farão outras cinco audiências (ver cronograma abaixo) em Santa Maria, todas elas na próxima quinta (21), sendo a primeira delas com o prefeito Jorge Pozzobom.

“Vamos reforçar o trabalho já realizado e ouvir os técnicos, as autoridades e a comunidade. O surto de toxoplasmose exige a atenção de todas as autoridades e órgãos, e a Assembleia Legislativa fará a sua parte. O que está acontecendo em Santa Maria preocupa o Rio Grande do Sul como um todo, e a comunidade está muito assustada”, destacou.

A Comissão de Representação Externa tem prazo de 30 dias para apresentar um relatório sobre o trabalho realizado, o qual deve será apreciado pelo plenário da Assembleia Legislativa.

Atividades da Comissão de Representação Externa da Assembleia em Santa Maria, na quinta (21):

9h – reunião com prefeito Jorge Pozzobom (gabinete do prefeito)

10h – reunião com o Comitê de Crise (auditório da 4ª Coordenadoria Regional de Saúde)

14h – reunião com o presidente da Câmara Municipal, Alexandre Vargas (Câmara Municipal de Vereadores)

14h30 – reunião com a Comissão de Saúde da Câmara Municipal (Câmara Municipal)

16h – reunião com a direção do Hospital Universitário (HUSM)

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo