PrefeituraSaúde

CIDADE. Moradores chiam na Medianeira e Prefeitura sinaliza com o terceiro turno em dois postos de saúde

No site da Rádio Medianeira, com texto de FABRÍCIO MINUSSI e foto de Divulgação/AIPM

A Secretaria de Município da Saúde anunciou, nesta quinta-feira (26), que está trabalhando para promover o atendimento, em breve, em terceiro turno, em duas unidades básicas de Saúde (UBSs) da cidade. A notícia foi dada em entrevista à Rádio Medianeira nesta manha, pela secretária Liliane Melo Duarte. Ela adiantou que a intenção da Prefeitura é ampliar o atendimento à demanda da atenção básica nas unidades da Kennedy (foto acima), na região Norte, e no Erasmo Crosseti, no Centro da cidade.

A manifestação da secretária foi uma resposta aos pedidos feitos pelos ouvintes da emissora, durante a programação dessa quarta-feira (25). Para os usuários da “porta de entrada” do Sistema Único de Saúde (SUS), o terceiro turno nos postos de saúde, além de agilizar o atendimento de quem não pode procurar uma unidade básica durante o dia, poderá amenizar a superlotação dos Pronto Atendimentos (PAs) do Patronato e da Tancredo Neves, e da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Bairro Perpétuo Socorro.

OUÇA AS FALAS DOS OUVINTES NA PROGRAMAÇÃO

A secretária Liliane Melo Duarte Melo Duarte lembra que, atualmente, o Posto Ruben Noal, no Bairro Tancredo Neves, já funciona 24 horas e que a intenção, assim que for possível, será de promover a abertura em terceiro turno das unidades da Kennedy e Erasmo Crosseti. Num primeiro momento, reforçou a secretária, esse atendimento deverá ser estendido até às 20h. Ela lembra que a ampliação de horários de atendimento na atenção básica depende de uma série de fatores, entre elas, a contratação de mais profissionais.

“Nos últimos anos setenta médicos deixaram o quadro da Prefeitura. Realizamos concurso e conseguimos repor apenas 15 desses profissionais. Num primeiro momento, cuidamos dos centros de atendimento psicossocial (CAPS). Estamos repondo o quadro de profissionais nesses unidades. Estamos com o Estratégia Saúde da Família (ESF) da Maringá funcionando aos sábados e seguimos trabalhando formas de viabilizar o atendimento em terceiro turno em algumas unidades básicas. Esse foi um compromisso assumido pela Administração Municipal”, explicou a secretária Liliane.

OUÇA A ENTREVISTA COM A SECRETÁRIA DE SAÚDE

A reportagem da Rádio Medianeira vem percorrendo, nas duas últimas semanas, os  PAs da cidade e a UPA no Bairro Perpétuo Socorro, ouvindo as opiniões dos usuários da rede pública de saúde sobre alternativas para agilizar o atendimento na atenção básica e desafogar as unidades projetadas para atender apenas casos de urgência e emergência. Grande parte das reclamações são de pacientes que aguardam horas para serem atendidos nesses locais, pois as demandas, na maioria das vezes, não são de casos de urgência e emergência, mas de situações que deveriam ser tratadas na atenção básica.

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo