Arquivo

Olha os doutos aí, de novo! Nesta semana eles prevêm inflação ainda menor em 2009: apenas 4%

Tenho publicado a opinião deles a cada semana. E sempre muda. Para mais ou para menos, eles têm opinião sobre juro básico e inflação, entre outros temas. São os doutos do Banco Central que elaboram relatório a cada sete dias, com previsões que balizam muitas atitudes dos chamados agentes econômicos.

 

A impressão que tenho é que eles tastaveiam. O que ajuda a explicar mudanças, para mais ou para menos, mas sempre mínimas. Agora é a inflação, que segundo os técnicos, que têm lá suas explicações (que até podem ser corretas), será menor do que o previsto na semana passada. Embora ninguém saiba o resultado efetivo, que só se conhecerá dentro de nove meses. Em todo caso, sobre os últimos chutes (ops, vaticínios), acompanhe reportagem de Adriana Fernandes, na versão online d’O Estado de São Paulo. A seguir:

 

“Projeção de inflação do BC para 2009 cai para 4%, diz relatório

No estudo trimestral de dezembro, o BC projetava uma inflação medida pelo IPCA de 4,7%; média da meta é 4,5%

 

A desaceleração da produção nacional fez o Banco Central reduzir para 4% a projeção de IPCA para 2009. Em apenas três meses o Banco Central reduziu em 0,7 ponto porcentual a projeção de inflação. No relatório trimestral de dezembro, o BC projetava uma inflação medida pelo IPCA de 4,7%. A nova projeção de inflação do Banco Central está bem abaixo do valor central de 4,5% da meta estabelecida pelo Conselho Monetário Nacional para este ano.

 

De acordo com o BC, a inflação acumulada em 12 meses tende a se estabilizar ao redor de 4%, a partir do segundo semestre de 2009. “Isso reflete fundamentalmente os efeitos da elevação da ociosidade dos fatores de produção, observada no quarto trimestre de 2008, que, de…”

 

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo