Jannah Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.
AssembleiaEstado

ASSEMBLEIA. Plano de Sustentabilidade ou Pacotarso? Agora, é com os deputados

Será o maior teste para Tarso Genro e seu governo, passados os primeiros seis meses de mandato. Um conjunto de projetos polêmicos será objeto de apreciação em plenário. Para o Palácio Piratini, trata-se do Plano de Sustentabilidade Financeira. A oposição prefere chamar, jocosamente, de “pacotarso”.

O fato é que não se trata de matérias simples de digerir, pelo menos para um pedaço da sociedade. O governo, com os projetos, mexe, por exemplo, na Previdência Social pública. Inclusive ampliando o percentual de contribuição de quem ganha acima de determinada remuneração mensal. Também se refere aos precatórios e às chamadas “requisições de pequeno valor”. E igualmente cria uma taxa: a ambiental veicular.

Não há dúvida: esse é o tema que monopolizará a discussão política da semana, já a partir de terça-feira. Para saber mais sobre os projetos, que obrigatoriamente precisam ser votados antes dos demais – pois expirou o prazo estipulado por lei (tramitavam em regime de urgência) – acompanhe material produzido e distribuído na noite de sexta-feira, pela Agência de Notícias da Assembleia Legislativa. A reportagem é de Vanessa Canciam. A seguir:

Pacote de projetos do Executivo chega ao plenário na próxima semana

Encerra-se neste sábado (25) a tramitação em regime de urgência de cinco projetos que integram o Plano de Sustentabilidade Financeira, apresentado pelo governo do Estado à Assembleia Legislativa no final de maio. São eles os projetos de lei complementar (PLC) 189 e 190/2011 e os projetos de lei (PL) 191, 192 e 193/2011. A partir da próxima semana, enquanto não forem apreciadas, as matérias trancam a pauta de votações da Casa. Antes delas, porém, deverá ser votado o PL 177/2011, que já está trancando a pauta desde 21 de junho.

Por exigência regimental, os projetos foram publicados em Ordem do Dia no Diário Oficial da Assembleia nesta sexta-feira (24). Após 48 horas da publicação, os projetos estão aptos a irem a plenário, ou seja, na sessão da próxima terça-feira (28). Segundo o superintendente legislativo da Casa, Pedro Sérgio Guimarães, a inclusão das matérias na Ordem do Dia não depende de acordo na reunião de Líderes, realizada todas as terças-feiras para definir a pauta de votações da semana.

Projetos
Dois projetos de lei complementar e três projetos de lei compõem o conjunto de projetos que trancam a pauta de votações na próxima semana:

  • PLC 189/2011, que dispõe sobre o Regime Próprio de Previdência Social do Estado, institui o Fundo Previdenciário e dá outras providências;
  • PLC 190/2011, que dispõe sobre o Regime Próprio de Previdência Social dos Servidores Militares do Estado, institui o Fundo Previdenciário dos Servidores Militares e dá outras providências;
  • PL 191/2011, que dispõe sobre o procedimento para o pagamento das requisições de pequeno valor devidas pelo Estado, por suas autarquias e fundações e dá outras providências;
  • PL 192/2011, que autoriza o Estado a alienar imóveis mediante licitação;
  • PL 193/2011, que institui o cadastro técnico das atividades potencialmente poluidoras ou utilizadoras de recursos ambientais, integrante do Sistema nacional do Meio Ambiente – TCFA/RS, de acordo com a Lei Federal nº 6.938, de 31 de agosto de 1981 e alterações, e dá outras providências.

Também integra o Plano de Sustentabilidade Financeira do governo do Estado o PL 194/2011, que dispõe sobre a inspeção ambiental veicular e cria a taxa de inspeção veicular. Entretanto, a matéria não foi enviada ao Legislativo com regime de urgência e continua tramitando nas comissões da Casa…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. Tarso convida a todos a opinarem, só quem não quer ajudar não participa, tanto que o Coordenador da 8º RFP Valdir Oliveira; em reunião no auditório da Corsan no dia 20/06 expôs esses temas de forma participativa, trazendo integrantes de coordenações tais como 8º,9º, 35º CREA, Brigada Militar,Defesa Civil, Daer, Corsan, Coordenadoria de Desenvolvimento Rural, para uma discussão muito democrática de como será feito o Planejamento da Participação Cidadã. Todas as pessoas que quiserem participar, olhem os horários das audiências públicas no site da SEPLAG, lembrando que aqui em Santa Maria, o Coordenador da Região Central paulo Conceição estará dia 1º de julho as 14 h no auditório do Centro de Eventos Marista.
    Tarso é do RS, é por TODOS é Cidadã.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo