Sem categoria

POLÍTICA. Atual ministro do Trabalho foi autuado em mais de 20 infrações trabalhistas, segundo jornal FSP

Nota do ministério confirmou fiscalização, informa que as ações transitaram em julgado e que a propriedade não é reincidente desde 2009

No portal Congresso em Foco, com informações da FSP e foto de VALTER CAMPANADO (ABr)

Caio Luiz de Almeida Vieira de Mello, nomeado como novo ministro do Trabalho no início deste mês, já foi autuado 24 vezes em fiscalizações do próprio ministério. Segundo informações obtidas pela ONG Repórter Brasil e publicadas nesta terça (24), no jornal Folha de S. Paulo, o ministro foi autuado por infrações trabalhistas entre 2005 e 2013 identificadas em sua fazenda na região sul de Minas Gerais. As multas geradas pelas infrações somam R$ 46 mil.

O novo ministro, à época desembargador e vice-presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região, foi alvo de sete fiscalizações no período. Em 2009, auditores do Ministério do Trabalho autuaram Vieira de Mello por manter dois funcionários em sua fazenda há pelo menos três anos sem registro na carteira de trabalho.

A fazenda do ministro também tinha problemas de segurança dos trabalhadores e falta de higiene. Os autos de infração obtidos pela ONG mostram que os funcionários da Fazenda Campestre, os trabalhadores tinham livre acesso ao depósito em que ficavam os agrotóxicos usados na plantação de café. O mesmo depósito também ficava perto do refeitório dos funcionários.

Também houve atuações pela proximidade da moradia dos empregados à baia de animais, a ausência de equipamentos de proteção individual e precariedade de instalações elétricas.

Em resposta aos questionamentos sobre as autuações, a pasta comandada por Caio Luiz desde o dia 9 deste mês confirmou fiscalização à Fazenda Campestre, que as ações transitaram em julgado e que a propriedade não é reincidente desde 2009.

Ministério investigado

Durante o ano, o Ministério do Trabalho teve complicações com seus indicados a titulares e tem sido alvo da Operação Registro Espúrio.

Logo no início do ano, a deputada Cristiane Brasil (PTB-RJ) foi indicada para assumir a pasta após a saída de Ronaldo Nogueira (PTB-RS), que deixou o cargo para reassumir sua vaga na Câmara.

O impasse com as tentativas de assegurar que a fluminense assumisse a pasta durou um mês e meio, até que o PTB, que comandava a pasta, desistiu da indicação.

Cristiane havia sido nomeada ao ministério no dia 3 de janeiro, mas sua posse foi barrada na Justiça após a revelação de que a deputada havia sido processada e condenada na Justiça do Trabalho. O Supremo Tribunal Federal (STF) barrou a posse da deputada.

Em outra ocasião, um áudio divulgado pelo Fantástico (TV Globo) em 4 de fevereiro mostrava a cobrança feita pela deputada em uma reunião com cerca de 50 pessoas na própria sede da Secretaria Especial do Envelhecimento Saudável e da Qualidade de Vida da cidade do Rio de Janeiro, pasta da qual era titular à época. “Se eu perder a eleição de deputada federal… Eu preciso de setenta mil votos. Eu fiz quase trinta (mil votos, em 2012, quando foi eleita vereadora no Rio). Agora são setenta mil. No dia seguinte, eu perco a secretaria (se não for eleita deputada). No outro dia, vocês perdem o emprego”, disse Cristiane.

Em seguida, o ex-advogado da deputada acabou ficando com o cargo. Helton Yomura foi afastado do cargo por determinação do STF por ser um dos alvos da operação Registro Espúrio, que investiga fraudes no ministério, antes de…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo