Jannah Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.
Destaque

SAÚDE. Unidade São Francisco passa a atender no Estratégia Saúde da Família. Entenda o que muda

Desde esta segunda-feira, local já atende com três equipes de Saúde da Família, com médicos, enfermeiros, técnicos e agentes comunitários. Foto João Alves / Prefeitura de Santa Maria

Por Mariana Fontana / Prefeitura de Santa Maria

Seguindo as normativas e determinações da Política Nacional de Atenção Básica, que prevê a migração gradual das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) tradicionais para o modelo de Estratégia Saúde da Família (ESF) em todo o Brasil, a Prefeitura de Santa Maria está trabalhando na transição da Unidade São Francisco para o modelo de ESF, ampliando os atendimentos nas Região Leste do Município. Desde esta segunda-feira (23), o local já atende no novo formato, adequando processos, equipe e métodos de trabalho.

A Unidade São Francisco é a primeira do Município a passar pela transição. O local atenderá com três equipes de Saúde da Família, sendo que atuarão, na unidade, três médicos de família (uma servidora e dois residentes, ambos com 40 horas semanais, que tem qualificação para atender qualquer usuário – homem, mulher, criança, idoso e gestante por exemplo), duas enfermeiras de Saúde da Família, duas técnicas de Saúde da Família e quatro agentes comunitários de Saúde, todos servidores aprovados no último concurso da Prefeitura. Para completar a equipe, o Executivo busca ainda a contratação de mais uma enfermeira e uma técnica de Saúde da Família, além de dois agentes comunitários.

“A implantação das Estratégias de Saúde da Família é uma orientação do Ministério da Saúde e faz parte também do plano de Governo do prefeito Pozzobom. Temos que ir avançando nesta questão e implantando novas equipes. Na ESF São Francisco, teremos três equipes em atuação, pois a região é uma área vulnerável do Município, que necessita de cuidado e atenção”, destacou a secretária de Saúde do Município, Liliane Mello Duarte.

Conforme a superintendente de Atenção Básica do Município, Maria Suzana Lopes, o modelo de Estratégia Saúde da Família é considerado, por meio de estudos, mais resolutivo na atenção ao usuário, pois estreita o vínculo do paciente com a Unidade de Saúde, atua no contexto da família como um todo, promove a continuação do cuidado, além de conseguir traçar um perfil epidemiológico da região de atuação.

“Para a população, a transição para o modelo de ESF é um ganho gigante, pois será intensificado o trabalho de promoção e prevenção de Saúde. Estaremos mais próximos do usuário, teremos condições de acompanhar o histórico do paciente e da família. Temos o agente comunitário realizando visitas domiciliares, promovendo esse elo entre o usuário e a Unidade, além de contarmos com mais profissionais, incluindo médicos de Família, que são extremamente capacitados para atender qualquer ciclo de vida”, explica Suzana.

Atendimento diário e acolhimento
A ESF São Francisco está localizada no Residencial Dom Ivo Lorscheiter e atenderá de segunda a sexta-feira, das 8h ao meio-dia e das 13h às 17h (com exceção da quarta-feira, quando o atendimento ocorre apenas pela manhã, em função da reunião de equipe). O local não disponibilizará mais fichas para consultas. No novo modelo, o usuário poderá procurar a Unidade em qualquer horário, passará pelo acolhimento da equipe e, dependendo do tipo de necessidade, poderá ser atendido no mesmo dia ou ser agendado para os dias posteriores.

Conforme Suzana, a ESF Maringá, também localizada na região, seguirá atendendo o público do seu território já definido, que abrange principalmente a Vila Maringá. Já a ESF São Francisco prestará atendimento aos moradores dos loteamentos localizados nos arredores. Conforme determinado pelo Ministério da Saúde, uma equipe de ESF tem capacidade para atender de 2,5 mil a 3,5 mil habitantes. Assim, a Secretaria de Saúde trabalha ainda no desenho de território que será atendido pela ESF São Francisco. Agentes de Saúde estão percorrendo as residências da região para realizar o cadastro dos usuários.

“Ainda estamos definindo a atuação das equipes, o trabalho de acolhimento e outros processos internos. Sem dúvidas, com o modelo de ESF teremos uma abordagem da família como um todo, o que resultará em um acompanhamento mais resolutivo”, destacou o professor supervisor da Residência de Medicina de Família e Comunidade da UFSM, Ricardo Haenzelmann, que coordena os residentes atuam na unidade.

Parceria com instituições de ensino
A Unidade conta ainda com o apoio da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), cujos residentes de Medicina e outros cursos atuam no local, e da Universidade Franciscana (UFN), que atua na área de Odontologia. A equipe da ESF São Francisco também busca implementar no local a Residência Multiprofissional da UFSM, além de profissionais residentes das áreas de Farmácia, Serviço Social, Psicologia e Medicina Veterinária.

A ESF São Francisco
A ESF São Francisco está localizada na Rua Santa Maria, s/nº, Bairro Diácono João Luiz Pozzobon. O local oferece consultas médicas, vacinação, testes rápidos (HIV, Sífilis, Hepatite e gravidez), procedimentos de enfermagem, pré-natal, puericultura (Saúde da Criança), entre outras ações. O telefone é (55) 3212-8736.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo