SOLIDARIEDADE. Cidade recebe a “Compartilhe a Viagem”, campanha mundial da Caritas Internacional

SOLIDARIEDADE. Cidade recebe a “Compartilhe a Viagem”, campanha mundial da Caritas Internacional

SOLIDARIEDADE. Cidade recebe a “Compartilhe a Viagem”, campanha mundial da Caritas Internacional - maiquel-compartilhe-a-viagem

Equipe do Banco da Esperança com a mala da campanha “Compartilhe a Viagem” – que acontece na cidade desta sexta até domingo

Por MAIQUEL ROSAURO (texto e foto), da Assessoria de Imprensa da Campanha em SM

A campanha mundial da Caritas Internacional “Compartilhe a Viagem”, dedicada à sensibilização e à informação sobre imigração e refúgio, inicia sua passagem por Santa Maria nesta sexta-feira (27). O objetivo é recolher histórias concretas de migrantes e refugiados que estão no Brasil em busca de uma vida mais digna.

As histórias devem ser depositadas na mala oficial da campanha, que pode conter também objetos, desenhos, símbolos… Em solo gaúcho, a iniciativa já passou por Rio Grande, Pelotas e Bagé.
Em Santa Maria, a Arquidiocese está à frente da Campanha, com coordenação da Cáritas Arquidiocesana, Banco da Esperança, Projeto Esperança/Cooesperança e voluntários.

Nesta sexta, a mala estará na tenda dos familiares das vítimas da Boate Kiss, das 9h às 17h, na Praça Saldanha Marinho. Às 17h, ocorrerá um momento de oração com os familiares presentes, voluntários e parceiros.

No sábado (28), às 9h30min, haverá encontro sobre a campanha no Feirão Colonial, no Centro de Referência de Economia Solidária Dom Ivo Lorscheiter. Já no domingo (29), a mala estará na Praça Saldanha Marinho, entre 11h e 12h30min, no almoço servido aos moradores de rua.

A campanha é uma iniciativa da Caritas Internacional e conta com apoio das dioceses. Sua duração será de dois anos (2017-2019). O lançamento foi realizado pelo Papa Francisco, em 27 de setembro de 2017.

“Nossa meta é tentar sensibilizar o Brasil. No fim do ano, vamos juntar em Brasília as cinco malas que estão percorrendo o país e fazer um documentário com os depoimentos recebidos”, explica a vice-presidente nacional da Cáritas Brasileira e coordenadora do Projeto Esperança/Cooesperança, irmã Lourdes Dill.

A Campanha “Compartilhe a Viagem” pretende contribuir para a construção de comunidades mais fortes e sociedades inclusivas. A mobilização promove a “cultura do encontro” ampliando os espaços e oportunidades para que os refugiados e migrantes se unam e aprendam uns com os outros.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *