Câmara de VereadoresPrefeituraSaúde

CIDADE. Prefeitura detalha aos vereadores o Plano Municipal de Saúde. Documento foi aprovado no CMS

Apresentação e detalhamento do Plano foram feitos nesta sexta pela equipe da pasta no Núcleo de Educação Permanente em Saúde

Por MARIANA FONTANA (texto) e JOÃO VILNEI (foto), da Assessoria de Imprensa da Prefeitura

Seguindo a determinação de trabalhar com total transparência, a Prefeitura de Santa Maria, apresentou, na manhã desta sexta-feira (10), os instrumentos de Gestão em Saúde aos vereadores do Município. A reunião para explanação ocorreu no Núcleo de Educação Permanente em Saúde (NEPeS) e reuniu, além dos parlamentares e suas assessorias, a secretária de Saúde do Município, Liliane Mello Duarte, os superintendentes da pasta e membros do NEPeS.

Na oportunidade, a secretária Liliane destacou a importância da atividade, como uma forma de prestar contas aos representantes do povo sobre as ações e programações da Secretaria de Saúde. A titular da pasta esclareceu as dúvidas dos vereadores sobre diferentes temas e ressaltou algumas conquistas obtidas pelo Governo na área da Saúde, como as 88 mil pessoas que foram retiradas das filas de espera pelo Programa Mutirão Fila Zero; as reformas no Pronto Atendimento do Patronato, nas Unidades Floriano Rocha e Ruben Noal; a reestruturação do Santa Maria Acolhe; a habilitação de equipes de Estratégia Saúde da Família (ESF); e a abertura de licitação para viabilizar novas Unidades de Saúde.

“Precisamos, cada vez mais, estreitar os laços com vocês, que representam a nossa comunidade. O Sistema Único de Saúde é uma conquista da população, é um patrimônio de acesso à Saúde no Brasil e precisamos entender os processos que ocorrem dentro da Secretaria de Saúde para que possamos avançar”, destacou Liliane.

Durante o encontro, a assessora de Gestão, Projetos e Planejamento da Secretaria de Saúde do Município, Ana Paula Seerig, apresentou o Plano Municipal de Saúde, a Programação Anual de Saúde e o Relatório Detalhado do Quadrimestre aos vereadores. Ana Paula explicou a diferença de cada instrumento, como eles se estruturam e a importância de cada um para o desenvolvimento de atividades da pasta. Ainda, a assessora falou a respeito dos indicadores pactuados em nível Federal e Estadual, que precisam ser monitorados pela Administração Municipal.

“Esses três documentos são os instrumentos para o planejamento e a gestão no âmbito do SUS. Eles se interligam e devem estar de acordo com o Plano Plurianual e com a Lei de Diretrizes Orçamentárias. Trabalhamos intensamente para estruturar o Plano Municipal de Saúde, que foi aprovado com unanimidade pelo Conselho Municipal de Saúde”, destacou Ana Paula.

Ao final da explanação dos instrumentos, os vereadores presentes e os assessores que representaram outros edis receberam uma cópia do Plano Municipal de Saúde.

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

LEIA TAMBÉM:

Prefeitura apresenta à Câmara o Plano Municipal de Saúde”, de Mateus Azevedo, da Assessoria de Imprensa da Câmara de Vereadores (AQUI)

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo