Economia

CIDADE. Sindicato lojista (com Prefeitura e outras organizações) amplia combate ao comércio informal

Combate ao comércio informal: Sindilojas promove encontro com presença de órgãos de segurança, prefeitura e organizações empresariais

Por GUILHERME BICCA (texto e foto), da Assessoria de Imprensa do Sindilojas Região Centro

O Sindilojas Região Centro realizou, na manhã dessa terça-feira (14) uma reunião com órgãos de segurança, prefeitura e entidades representativas para o alinhamento do Comitê de Combate ao Comércio Informal de Santa Maria. O encontro foi um desdobramento da apresentação feita ao Fórum das Entidades Empresariais no último dia 30 de julho, com levantamento da informalidade no centro da cidade.

A reunião foi presidida pelo vice-presidente do Sindilojas, Ricardo Diaz, e conduzida pelo diretor Everaldo Trilha e executivo Rafael Pacheco. O levantamento foi apresentado com o intuito de contextualizar aqueles convidados que ainda não haviam tido acesso ao conteúdo e abrir o encontro.

“O nosso objetivo, com essa reunião, é congregar a todos em torno desse tema, prefeitura, órgãos de segurança, sociedade civil organizada, e dividir responsabilidades, dando continuidade a esse comitê que já existe, para organizar as ações e estabelecer prioridades”, disse Diaz em sua manifestação de abertura.

O prefeito Jorge Pozzobom, presente na reunião representando a administração municipal, foi enfático ao afirmar que a situação tende a se agravar se outros entes não participarem em apoio à prefeitura.

“Nós temos trabalhado para sanar esse problema, mas a verdade é que se trata de uma situação complexa cuja solução não é simples. Toda vez que um fiscal da Prefeitura aborda um comerciante informal e apreende sua mercadoria, a população se volta contra nós. Mas aquela pessoa está apenas cumprindo ordens de alguém acima dela, alguém que fornece a mercadoria de forma irregular. E é a quem verdadeiramente combatemos. Mas pra isso precisamos estar juntos. O Sindilojas está de parabéns pela iniciativa de unir a todos nós”, disse o prefeito.

Participaram da reunião, alem do Sindilojas Região Centro e Prefeitura Municipal, representantes da Brigada Militar; Polícia Civil; Polícia Federal; Polícia Rodoviária Estadual; Guarda Municipal; Procon; Fórum das Entidades Empresariais; CDL SM; Cacism; OAB; Adesm; Sesc; Shopping Santa Maria e Shopping Praça Nova; além de secretários de Município e lojistas.

Uma próxima reunião, já para a criação de um plano de ações envolvendo os entes participantes do Comitê, está marcada para a próxima quarta-feira (21), onde também ficará estabelecido qual representante de cada entidade ou órgão participará do planejamento.

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. Grande maioria que apela para o comércio informal não tem recursos de comprar o mesmo produto numa loja. Lojistas podem reclamar da carga de impostos, mas se estes diminuíssem virariam lucro na maior parte e não seriam repassados. Há o problema social, crise não alivia para ninguém.
    Ou seja, não é de graça que ‘a população se volta contra nós’.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo