AssembleiaSanta MariaSaúde

SAÚDE. Funcionamento pleno do Hospital Regional apenas dentro de 20 meses, diz o Governo do Estado

Em audiência na Câmara, lideranças protestam e cobram mudanças de prazos do Regional. Primeiros leitos só dentro de um ano

Por TIAGO MACHADO (texto) e CHRISTIANO ERCOLANI (foto), da Assessoria do Parlamentar

Só a partir da segunda metade do ano que vem é que o Hospital Regional de Santa Maria, que foi “inaugurado” pelo governo do Estado no ultimo dia 6 de julho, deverá começar a abrir os seus primeiros leitos. A informação foi confirmada nessa segunda (6), em Santa Maria, pelo diretor-adjunto do Departamento de Assistência Hospitalar e Ambulatorial da Secretária Estadual da Saúde, Rogério Sele da Silva. Rogerio foi um dos participantes da audiência pública proposta pelo deputado Valdeci Oliveira para debater a abertura integral dos serviços do Regional.

O representante do secretário estadual da Saúde tambem trouxe outra notícia desanimadora para a cidade e a região: o funcionamento a pleno do hospital, com todos os seus serviços operando, só ocorrerá dentro de 20 meses.

As previsões trazidas pelo diretor preocuparam e geraram revolta entre as autoridades presentes. “A prioridade da cidade e da região não é abrir ambulatórios. A prioridade, são leitos hospitalares”, disse a enfermeira Sueli Barrios, que representou o Conselho Nacional de Saúde.

O presidente da Comissão de Saúde da Câmara Municipal, vereador Luciano Guerra (PT), também protestou. “A população está frustrada com as definições sobre o Regional. Quanto mais a gente discute, menos a gente entende”.

A secretária municipal de Saúde, Liliane Duarte, afirmou que a Santa Maria apresenta um grave quadro de falta de leitos. “De acordo com uma portaria federal, o deficit de leitos local é de 428 leitos. É urgente a abertura dos leitos do Regional”, apelou.

O deputado Valdeci afirmou que assim como a região se mobilizou para garantir o 100% SUS no Regional, as lideranças devem agora lutar para reduzir os prazos dados pelo Estado. ” Eu respeito os prazos estabelecidos pelo Estado, mas, diante da necessidade existente, acredito que eles podem ser encurtados. As lideranças da região têm que lutar por isso conjuntamente. Não fosse a luta coletiva da região, hoje, o Regional não teria garantido o 100% SUS. Eu vou acioonar a Comissão de Saúde da Assembleia em mais essa mobilização”, acrescentou ao lembrar que o ex-ministro da Saúde, Ricardo Barros, chegou a anunciar, em dezembro de 2016, durante vinda a Santa Maria, que o Regional teria apenas 60% dos atendimentos assegurados pelo SUS.

ATENDIMENTOS – Também presente na audiência, o diretor-administrativo do Hospital Regional, Elvis Prestes, informou, ao ser questionado pelo deputado Valdeci, que o ambulatório de pacientes com doenças crônicas do complexo de saúde atendeu 154 pacientes, desde que foi aberto no dia 9 de julho.O local tambem realizou 907 consultas, pois cada paciente atendido realiza, segundo ele, em torno de 10 consultas com diferentes profissionais.

No final da audiência, o deputado Valdeci afirmou que confia na qualidade do trabalho do Instituto de Cardiologia, mas pediu que a instituição seja permanentemente transparente nas suas ações no Regional. “Isso é fundamental para que a relação com a comunidade seja qualificada”, acrescentou.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

2 Comentários

  1. Tem gente que sofre de deficiência mental aguda. Se não existem leitos abertos como é que se garante que eles serão 100% SUS? Por que alguém disse? Não são os mesmos que vivem prometendo a abertura sem cumprir? Mais, o que manda no funcionamento do Estado não são as necessidades, são os recursos.
    Importante: eu não faria apostas para o ano que vem em qualquer área. A verdadeira situação do país só vai aparecer depois das eleições. É quase certo que ocorrerá um estelionato eleitoral (para quem ainda acredita em políticos), não se sabe o tamanho apenas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo