EconomiaPrefeituraSanta Maria

CIDADE. Prefeitura e instituições apresentam projeto para avaliar segurança da alimentação oferecida aqui

Apresentação do projeto aconteceu no auditório da Universidade Franciscana, uma das instituições envolvidas. A adesão será voluntária

Por MARIANA FONTANA (texto) e DEISE FACHIN (foto), da Assessoria de Imprensa da Prefeitura

Com o objetivo de qualificar o serviço de alimentação que é oferecido em Santa Maria, a Prefeitura Municipal, o Sebrae, a Universidade Franciscana (UFN), a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e a Associação de Hotéis, Restaurantes, Agências de Viagens e Turismo de Santa Maria (Ahturr) apresentaram, nesta segunda-feira (24), um novo projeto voltado à segurança da alimentação. O projeto, intitulado “Categorização dos Serviços de Alimentação”, foi apresentado ao vice-prefeito Sergio Cechin, a integrantes da Prefeitura Municipal e a representantes de restaurantes, bares e demais serviços de alimentação da cidade.

Na oportunidade, a nutricionista Ana Lúcia de Freitas Saccol, professora da UFN, explicou como funcionará o projeto, destacando que ele é baseado no modelo utilizado nas cidades-sede da Copa do Mundo de 2014, do qual Ana Lúcia participou e onde a categorização foi implantada em quase 2 mil estabelecimentos.

Conforme a professora, o projeto consiste na avaliação dos serviços e na disponibilização de um selo de classificação para os estabelecimentos que participarem. O selo se refere à qualidade sanitária do estabelecimento e servirá para informar os consumidores. Em Santa Maria, cidade pioneira na retomada do processo após a Copa do Mundo, a categorização será feita com base em nota, por meio das letras A, B e C e das cores Ouro, Prata e Bronze (referente a medalha, conforme selo em anexo). O processo levará em conta a Legislação Sanitária, com foco em 51 itens com maior risco sanitário.

“Estamos na fase de sensibilização dos serviços de alimentação, convidando para que eles participem do projeto. A meta é categorizar entre 40 e 60 estabelecimentos nesta primeira etapa, mas esperamos que o projeto tenha continuidade. Nosso objetivo é informar o consumidor e valorizar aquelas empresas que estão investindo em boas práticas. É um projeto onde todos ganham, crescem e evoluem”, explicou a professora.

“Sem dúvidas esse é um projeto muito importante. Cada um fazendo a sua parte, quem sairá ganhando é a população”, destacou o vice-prefeito Sergio Cechin.

ADESÃO VOLUNTÁRIA

A adesão das empresas é voluntária e gratuita. O projeto será realizado em fases, que iniciam em setembro deste ano, se estendendo até agosto do ano que vem, com capacitações sobre a metodologia previstas para outubro e novembro. Posteriormente, as empresas deverão fazer uma autoavaliação, sendo dado um período para adequações (de dezembro de 2018 a fevereiro de 2019). Em março do ano que vem, ocorre o primeiro ciclo de inspeções, com um novo período para atender às melhorias exigidas. Um segundo ciclo de inspeções ocorrerá em julho de 2019, sendo que a divulgação das notas finais, bem como a disponibilização do selo (que terá uma validade a ser determinada) ocorrerá em agosto de 2019. A inspeção dos locais será realizada pela Superintendência da Vigilância em Saúde de Santa Maria.

“Esse é um projeto para conciliar Saúde Pública, controle de risco e qualidade do que é oferecido. É uma ação para informar o consumidor e para gratificar quem trabalha de forma correta e vende produtos de qualidade”, destacou o superintendente da Vigilância em Saúde, Alexandre Streb…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo