CIDADE. Solenidade no CDM abre Semana da Pátria
![](https://claudemirpereira.com.br/wp-content/uploads/2018/09/prefeitura-pátria.jpg)
Por MAURÍCIO ARAUJO (texto) e JOÃO VILNEI (foto), da Assessoria de Imprensa da Prefeitura
Na manhã deste sábado (1º) ocorreu a solenidade de abertura da Semana da Pátria 2018. Autoridades civis e militares de Santa Maria reuniram-se no Centro Desportivo Municipal (CDM) para celebrar o início das atividades dos 196 anos de Independência do Brasil. Na ocasião, homenagens foram prestadas.
O prefeito Jorge Pozzobom e o vice-prefeito Sergio Cechim compareceram ao ato e acompanharam a solenidade, que contou com a recepção do Fogo Simbólico da Pátria, transportado da 3ª Divisão de Exército (3ª DE) – uma das entidades homenageadas institucionais pelos 110 anos de existência. O chefe do Executivo e o comandante da 3ª DE, general de divisão Mauro Sinott Lopes, receberam a chama e acenderam a pira que, a partir de agora, fica sob responsabilidade dos escoteiros e militares da cidade.
Após a benção do padre Edmar José Lopes Mendes, da Catedral Metropolitana de Santa Maria, o prefeito fez seu pronunciamento, destacando a importância da solenidade que, além de celebrar a Independência, busca resgatar os valores nacionais.
“Essa é a oportunidade de resgatar o amor à Pátria, valorizar a nossa história e buscar, cada vez mais, um futuro melhor para a nossa nação, com patriotismo”, disse o prefeito Jorge Pozzobom.
Também participaram das homenagens, a secretária de Educação, Lúcia Madruga; e a secretária de Cultura, Esporte e Lazer, Marta Zanella.
HOMENAGEADOS DA SEMANA DA PÁTRIA
Neste ano, o tema da Semana da Pátria é “Santa Maria: 160 anos formando mentes para uma sociedade ideal”, com o slogan “Dos trilhos do trem à Cidade Cultura”. Os destaques locais são “50 anos da lei que institui Santa Maria Cidade Cultura” e “25 anos do Museu de Arte de Santa Maria”. Os homenageados locais são: Maria Zaira de Grandi e Escola Batista de Santa Maria. Já os homenageados institucionais são: 110 anos da 3ª Divisão de Exército – Divisão Encouraçada e 54 anos da Delegacia da Polícia Federal em Santa Maria.
PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.
General Sinott Lopes foi das Forças Especiais, unidade equivalente aos Boinas Verdes americanos. Jornais noticiaram que era equivalente aos Navy Seals, unidade que matou o Bin Laden. A unidade brasileira equivalente ao pessoal que matou o terrorista é o Grupamento de Mergulhadores de Combate da Marinha, o Grumec. Muda o filme de referência, uns é ‘A hora mais escura’, outros é ’12 heróis’.
Busílis? Preguiça ou incompetência dos jornalistas, nem o Google usam. Acreditar no que se lê e ouve na grande mídia é ingenuidade.