CiênciaEducaçãoUFSM

CIÊNCIA. Estudo de bióloga daqui, sobre fóssil de aetossauro de SM, publicado em revista internacional

Do portal da UFSM, com imagem de Reprodução da “Plos One”

Um estudo sobre um fóssil coletado em 2009 às margens da Faixa Nova de Camobi (BR-287) foi publicado na revista científica PLOS ONE. A autora principal do trabalho é Ana Carolina Biacchi Brust, graduada em Ciências Biológicas pela UFSM e mestre em Geociências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs). O fóssil, que faz parte da coleção do Laboratório de Estratigrafia e Paleobiologia da UFSM, foi tema do seu trabalho de conclusão do curso de graduação (TCC) e também da sua dissertação de mestrado.

O artigo em questão intitula-se “Osteologia do primeiro crânio de Aetosauroides scagliaiCasamiquela 1960 (Archosauria: Aetosauria) do Neotriássico do Sul do Brasil (Zona de Associação Hyperodapedon) e sua importância filogenética” (Osteology of the first skull of Aetosauroides scagliai Casamiquela 1960 (Archosauria: Aetosauria) from the Upper Triassic of southern Brazil (Hyperodapedon Assemblage Zone) and its phylogenetic importance).

Um dos seus autores é o professor Átila Augusto Stock da Rosa, do Departamento de Geociências da UFSM, que foi o orientador do TCC de Ana Carolina. Constam ainda como autores, além deles, os professores da Ufrgs Cesar Leandro Schultz (orientador da dissertação) e Voltaire Dutra Paes-Neto, assim como a pesquisadora Julia Brenda Desojo, do Museu de Ciencias Naturales de La Plata, da Argentina.

Este fóssil tem sua importância ressaltada por ser o primeiro registro de um crânio praticamente completo e bem preservado desta espécie, que permitiu reconhecer melhor a sua forma, bem como o entendimento de suas relações com aparentados na Argentina, Europa e América do Norte. Até então, o formato do focinho era desconhecido para esta espécie, chamada de Aetosauroides scagliai.

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.