ELEIÇÕES 2018. Evento do agronegócio, Expointer encerra também como um palco para presidenciáveis

ELEIÇÕES 2018. Evento do agronegócio, Expointer encerra também como um palco para presidenciáveis

ELEIÇÕES 2018. Evento do agronegócio, Expointer encerra também como um palco para presidenciáveis - maiquel-ciro

Gedeão Pereira, entregou a Ciro Gomes, candidato do PDT a presidente, reivindicações do setor. Encontro também teve altercação verbal

Por MAIQUEL ROSAURO (com foto de Tiago Francisco/Divulgação/Farsul), da Equipe do Site

A 41ª edição da Expointer foi encerrada domingo (2) com um balanço final positivo. O total de negócios, em Esteio, chegou a R$ 2.300.360.769,81, valor 13% superior ao ano passado. Além de mostrar a pujança do agronegócio, o evento também foi palco dos presidenciáveis que desfilaram pelos corredores do Parque de Exposições Assis Brasil.

Um ponto de parada obrigatório foi a Casa da Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Farsul). No local, os candidatos receberam das mãos do presidente da entidade, Gedeão Pereira, o documento intitulado “10 medidas da Farsul para os presidenciáveis 2018”.

Entre os principais pontos está a questão da logística. A Farsul cobra mais investimentos em infraestrutura do Governo Brasileiro.

“Se tivéssemos a estrutura logística norte-americana, baseada em hidrovias e ferrovias, poderíamos reduzir o custo por km rodado em até 70%”, aponta o documento.

Na sexta (31), Gedeão se desentendeu com o presidenciável Ciro Gomes (PDT) ao tratar do tema. O líder do agronegócio defende um Estado menor, privatizações e investimento em infraestrutura. Já o pedetista sustentou que é uma visão liberaloide estúpida e egoística defender um Estado mínimo e, ao mesmo tempo, querer que o governo garanta infraestrutura e financiamento (AQUI).

A entidade também reivindica a modernização da lei dos agrotóxicos (a Farsul usa o termo ‘agroquímicos’), tornando o registro mais ágil.

“A lentidão nos registros somente interessa às empresas que desejam ter mais “tempo de prateleira” de seus produtos. Esse assunto deve ser discutido tecnicamente, independentemente do que “pensam” alguns artistas”, diz trecho.

Também estão incluídos na lista temas como competitividade, Mercosul, abertura econômica, política agrícola, sucessão familiar rural, segurança jurídica no campo, valor agregado, e estabilidade econômica e crescimento.

Clique AQUI e acesse na íntegra as “10 medidas da Farsul para os presidenciáveis 2018”.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *