Claudemir PereiraJornalismo

ESQUINA DEMOCRÁTICA. Então, amanhã tem audiência sobre o número de cadeiras na Câmara de Vereadores. Você vai?

Garantidas as regras do sítio, de civilidade (a crítica pode ser forte ou não, mas sem ser ofensiva, por favor), você é que decide o assunto, afinal de contas. Ah, e o que está no título é somente uma sugestão. Nada mais.

AQUI NÃO TEM NOTA ALGUMA, SÓ O TEU COMENTÁRIO. APROVEITE!

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

4 Comentários

  1. Votação tendenciosa esta hein, Rogério?
    Porque 14 vereadores e o repasse de 6%?
    O que nós queremos é coerência e de fato responsabilidade por aqueles que se propõe a representar o povo de Santa Maria.

    O que é certo é que a diferença não se faz dentro lo legislativo. Da perspectiva que compartilho com alguns camaradas, lá é um espaço de defesa do direito dos trabalhadores! conquistas? só se for do aumento dos seus próprios salários ou no número de tetas no estado. O vereadores do PT e de qualquer um dos outros partidos que lá estão nesse momento, não fogem a isto. Continuando a quando me referi a defesa dos direitos, nem isso vem sendo feito. O que vemos são projetos para nomes de ruas, avenidas e blá blá blá.. quando de fato é necessário um vereador, como nos atos contra o aumento das tarifas que centenas de estudantes foram as ruas no ano passado, vemos uma total inércia por partes destes. Alguns até fingem se movimentar, mas óbvio, um movimento interno, DE GABINETE!

    Eu quero ver é um vereador na rua, no bairro, conversando de fato com a população. Não apenas para pedir votos ou com projetos pífeos que tem unicamente o interesse de preservar sua imagem, mas com militância política corajosa que se contraponha e conteste o modelo de político vigente na nossa cidade. Um vereador que não tenha medo de mostrar a cara feia para a prefeitura, que se sensibilize com a questão do povo pobre que está jogado nas períferias, para onde nunca há dinheiro. Dinheiro, investimentos, na nossa cidade estão nas praças, em mais um prédio do legislativo que será construído (quase 4 milhões), um novo gabinete paar a prefeitura e mais uma série de coisa que NÃO SÃO PRIORIDADES PARA O POVO.

    É fácil eles alegarem que são a favor do aumento do número de vereadores mas a favor da redução de gastos para 5%, na primeira oportunidade eles mudam isso. Já vimos isso antes. Votar aumento de gastos é como votar aumento de salário, se resolve em um único dia. Sim, ME REFIRO A VOTAR AUMENTO DE SALÁRIO DE POLÍTICO SACANA E NÃO DO SALÁRIO MÍNIMO PARA O TRABALHADOR.

    Alguns tem dito que esse aumento de nº da bancada dará mais chances aos pequenos. A 1º vista isso parece verdade. Mas essa verdade só se consolida para àqueles que nunca construíram uma campanha eleitoral. Pessoal, as chances hoje são proporcionais ao quanto tu investe numa campanha e quem vai passar a investir mais, o pequeno com todas as suas dificuldades ou o grande com todo o seu capital? Apenas diminuir o coeficiente para eleger um vereador não garante que os pequenos irão entrar!

    Bom, estarei lá hoje à tarde acompanhando essa enganação! Mas enganação maior é a que podemos fazer sobre nós mesmos olhando essas questões de forma superficial. Aumentar o nº de vereadores hoje, com este tipo de vereador, não significa aumentar a “representatividade” do povo na câmara, mas sim as tetas e ccs e tudo mais.

    Grato.

  2. Claudemir,

    Este argumento de redução do repasse é relativo.

    Porque, se houver uma previsão de arrecadação maior, mesmo este percentual reduzindo de 6% para 5%, o montante a ser repassado ao legislativo poderá ser maior do que os 6% praticados hoje.

    Um outro argumento usado, o de que não haveria aumento do repasse (se permanecer os 6%), mesmo ampliando o nº de vagas, é um argumento fraco. De fato poderá não haver aumento da parte do orçamento que cabe ao legislativo (6%), mas haverá, sim, aumento de DESPESA. Despesa e Orçamento são coisas diferentes. Ex: Podemos ter um orçamento “X” e a despesa, efetivamente, ser beeeem menor.

    Importante ressaltar o artigo do Heitor Peretti, publicado no Diário de Santa Maria, e que fala da diferença entre REPRESENTAÇÃO E REPRESENTATIVIDADE. Neste texto, fica muito claro que a argumentação de que teríamos um aumento na representatividade cai por terra.

    Independentemente do resultado final (14 ou 21), acredito que tenha sido muito importante esta polêmica.

    O que é lamentável, no fundo, é que a maioria dos nossos vereadores, não é capaz de criar leis que possam melhorar a vida das pessoas que mais precisam.

    A falta de “produtividade” é sinônimo de incompetência política.

    A maioria dos nossos parlamentares sequer fiscaliza o cumprimento das leis que foram criadas na casa do povo.

    Este é o ponto principal que deveria chamar a atenção, neste debate.

    Qual é, de fato, o papel de um vereador? Um vereador pode passar uma legislatura inteira sem propor uma lei importante e sem fiscalizar nada? E, ainda assim, receber seus salários e benefícios em dia… pagos por todos os contribuintes? É justo?

    @pauloritta

  3. Claudemir
    Na audiência de amanhã acho que tem duas propostas a serem analisadas.
    A dos vereadores que querem votar 14 e manter o repasse de 6% e a outra é a dos vereadores que querem que volte a ser 21 mas reduz para 5% o repasse da prefeitura.
    Eu ainda não tenho os dados, mas quanto representa este 1%? Dois milhões de reais?
    Como o PT quer que este dinheiro vá para a saúde, o que poderia ser feito com dois milhões de reais a mais por ano na saúde?
    Contratar médicos?
    Aparelhar os postos?
    Construir mais postos?

    Então, leitor aqui do site, o que você prefere?
    a-( ) 14 vereadores mantendo o repasse de 6%
    b-( ) 21 vereadores reduzindo o repasse para 5%

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo