Arquivo

Eleições 2010. Ciro Gomes seria pedra no sapato de Lula, que quer uma disputa plebiscitária

Tales Faria é um dos melhores observadores e analistas políticos do país – na nada humilde opinião claudemiriana. Além de editor-chefe do Jornal do Brasil, duas ou três vezes por semana assina a coluna “Coisas da Política”, no JB. No último sábado, em texto que só li nesta segunda (mas é bastante atual), ele discorre sobre as pretensões de Lula para 2010. Que não é outra senão propor uma discussão plebiscitária – a comparação entre o governo dele e o de Fernando Henrique Cardoso.

 

É nesse contexto que a candidatura de Ciro Gomes (que Lula prefere ver combatendo o PSDB em São Paulo, concorrendo ao governo paulista) atrapalharia. E o confronto ideal, para o Presidente, reuniria exatamente os mais cotados de hoje: os dois da foto que ilustra esta nota, Dilma Rousseff e José Serra. Será mesmo? O PSB, partido de Ciro, pensa diferente, é claro. E é sobre isso que escreve Faria e vale a pena, para quem gosta do assunto. Acompanhe, com a foto de Roosewelt Pinheiro, da Agência Brasil. A seguir:

 

“Lula quer fazer um plebiscito em 2010

 

O PSB acaba de receber os resultados de uma pesquisa de opinião não registrada, e que portanto não pode ser divulgada que será apresentada ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Segundo a pesquisa, uma eventual candidatura de Ciro Gomes a presidente da República não teria grandes efeitos sobre o desempenho da candidata predileta de Lula, Dilma Rousseff. Ciro roubaria votos apenas do candidato tucano, especialmente se este for o governador de São Paulo, José Serra. Sua presença na cédula de votação seria, portanto, uma garantia de que Serra não venceria as eleições no primeiro turno, apesar de, hoje, as pesquisas sobre intenções de voto apontarem Serra com vantagem suficiente sobre Dilma para ganhar no primeiro turno. Enfim, o PSB quer convencer Lula a desistir dessa história de tirar Ciro da parada, forçando uma disputa somente entre Serra e Dilma.

Mas o PT também tem suas pesquisas. Com base nelas, Lula vai argumentar com os aliados do PSB que uma disputa apenas entre Dilma e Serra forçará a campanha eleitoral de 2010 a ter um caráter plebiscitário. E que, neste caso, o grande tema da campanha será a comparação de como ficou o país nesses dois mandatos de sua gestão e nos dois mandatos de seu antecessor, Fernando Henrique Cardoso. Na comparação com a administração FHC, Lula leva franca vantagem, apontam os dados da pesquisa petista. E até mesmo os tucanos admitem que Lula sai ganhando se a discussão for colocada nestes termos.

Está claro, por exemplo, que o Lula não quer o Ciro como candidato a presidente porque deseja transformar a eleição de 2010 numa campanha plebiscitária. Ciro tiraria o caráter de plebiscito da disputa. E eles realmente levariam vantagem comparando o governo Lula com o do Fernando Henrique. Não porque o de Lula tenha sido melhor, mas porque ele foi favorecido pelas circunstâncias. Foi favorecido inclusive pelo que foi preparado no governo anterior. Graças a tudo isso, Lula tem um prestígio próprio forte, muito superior ao da Dilma. Ele quer o plebiscito para tirar o foco da Dilma e colocar sobre o seu governo em oposição ao do Fernando Henrique...”

 

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo