PrefeituraSanta Maria

PÁTRIA. Desfile cívico leva cerca de 30 mil à avenida

Escolas, instituições militares (foto), entidades e organizações civis e sociais passaram pela avenida durante o desfile na manhã desta sexta

Por MARIANA FONTANA (texto) e JOÃO VILNEI (foto), da Assessoria de Imprensa da Prefeitura

A manhã desta sexta-feira (07) foi dia de exaltar o amor à Pátria. Cerca de 30 mil pessoas compareceram à Avenida Medianeira para prestigiar o Desfile Cívico de 7 de Setembro, em comemoração aos 196 anos de Independência do Brasil. Escolas municipais, estaduais e particulares, pelotões do Exército, da Aeronáutica e da Brigada Militar, além de entidades civis, assistenciais, empresariais, tradicionalistas, de classe e grupos dos mais diversos segmentos do Município desfilaram pela avenida.

O prefeito Jorge Pozzobom; o vice-prefeito Sergio Cechin; o comandante da 3ª Divisão de Exército, general de divisão Mauro Sinott Lopes; e outras autoridades civis e militares acompanharam a passagem das instituições. Neste ano, o tema da Semana da Pátria foi “Santa Maria: 160 anos formando mentes para uma sociedade ideal”, com o slogan “Dos trilhos do trem à Cidade Cultura”.

As atividades começaram com a chegada do Fogo Simbólico da Pátria, seguido da execução do Hino Nacional pela Banda de Música do Colégio Militar de Santa Maria e do hasteamento das bandeiras. A passagem da Comissão Executiva da Semana da Pátria e dos homenageados locais deu início, de fato, ao desfile.

REDE MUNICIPAL COMPARECEU EM PESO

O prefeito Jorge Pozzobom, o vice-prefeito Sergio Cechin e a secretária de Educação do Município, Lúcia Madruga, desceram do Palanque Oficial para recepcionar os estudantes da Rede Municipal que cruzaram a Avenida. Cerca de dois mil alunos, contabilizando duas escolas conveniadas ao Município, apresentaram os programas e ações realizadas, entre elas a campanha “Peça Nota Santa Maria”.

“Criamos, neste ano, algo muito bacana, que foi o movimento ‘Pátria Amada, Brasil’, que contou com a participação ativa da Prefeitura de Santa Maria, mas, também, de toda a sociedade. Esse é, sem dúvidas, um dos maiores desfiles já realizados no Município, e é importante resgatarmos esse sentimento de patriotismo, de amor à Pátria e de orgulho. Queremos agradecer a cada um que saiu da sua casa e veio prestigiar esse belo desfile”, enfatizou o prefeito Jorge Pozzobom.

“A Semana do 7 de Setembro nos leva à reflexão de ver o Brasil, de ver a Pátria como uma família maior. Esse é um dia muito importante, que nos inspira o sentimento de patriotismo e que nos remete a valores distintos que estão sempre presentes nossa vida. É a data máxima da nossa nacionalidade”, complementou o general Sinott.

Com bandeiras do Brasil e adereços verde e amarelo, a empolgação com a data podia ser vista entre quem desfilou e entre quem acompanhou as atividades. As irmãs Micheli, 25 anos, e Bianca Barcellos, 10, saíram de São Pedro do Sul às 6h para chegarem a tempo do desfile. As irmãs levaram cadeiras e estavam bem próximas ao palanque, para acompanhar a passagem do namorado de Micheli, que é militar e cruzou pela avenida. Conforme Micheli, mesmo morando próximo a Santa Maria, essa foi a primeira vez que ela acompanhou o Desfile Cívico realizado na Avenida Medianeira.

“Minha irmã não gosta de acordar cedo, mas hoje ela estava empolgada por poder vir. Por muitos anos tivemos desfile em São Pedro do Sul, mas hoje já não tem mais. Então, viemos a Santa Maria, ver o meu namorado desfilar e prestigiar essa ação. Acho que é um momento muito importante, de integração e em que se exalta valores importantes”, destacou Micheli.

ENCERRAMENTO DA SEMANA DA PÁTRIA

As atividades da Semana da Pátria foram encerradas com a extinção do Fogo Simbólico, que foi realizada pelo prefeito Jorge Pozzobom; pelo vice-prefeito Sergio Cechin; pelo comandante da 3ª Divisão de Exército, general de divisão Mauro Sinott Lopes; e pelo secretário de Segurança do Estado, Cezar Schirmer. Antes da extinção, o coordenador da 13ª RT, Luiz Sergio Fassbinder, tirou uma centelha do Fogo Simbólico para uni-la à Chama Crioula – símbolos dos Festejos Farroupilhas que será distribuída às entidades neste sábado (08).

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, E AINDA VER OUTRAS FOTOS, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo