PrefeituraSanta MariaSaúde

‘SETEMBRO AMARELO’. Na Saldanha Marinho, ação marca em SM o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio

Por MARIANA FONTANA (texto) de DEISE FACHIN (foto), da Assessoria de Imprensa da Prefeitura

Atividade com vários grupos aconteceu ao longo desta segunda-feira

A cor amarela tomou conta de parte da Praça Saldanha Marinho nesta segunda-feira (10). Com balões, camisetas e lacinhos amarelos, membros de diferentes instituições ligadas à Saúde Mental da cidade realizam uma ação de conscientização no local para marcar o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, celebrado nesta segunda.

As atividades ocorrem durante a manhã e à tarde, no entorno de uma tenda montada na praça. São realizadas a abordagem da população, panfletagem e falas sobre conscientização e prevenção do suicídio. O objetivo é dar visibilidade ao tema, para evitar a ocorrência de novos casos. Ainda, a organização distribuiu 32 balões amarelos pela praça, que representam o número de pessoas que se suicidam diariamente no Brasil, conforme dados oficiais.

A ação desta segunda é uma atividade conjunta do Grupo de Trabalho Integrado de Enfrentamento às Violências (GTIEV), do Fórum Permanente de Saúde Mental da Região Central e do Centro de Valorização da Vida (CVV). A Prefeitura de Santa Maria esteve representada pela Secretaria de Saúde, com integrantes da coordenação da Política de Atenção Psicossocial do Município, da Vigilância em Saúde e do Santa Maria Acolhe, serviço que foi reestruturado e que além de atender às vítimas do incêndio na Boate Kiss, passou a acolher também casos de crise subjetiva relacionadas ao comportamento suicida (ideação suicida, plano suicida, tentativas de suicídio).

“Atividades como estas são muito importantes, pois envolvem diferentes segmentos da sociedade e dão visibilidade para o tema do suicídio, que antes era considerado um tabu e não era abordado. São ações como esta que colaboram para que as pessoas passem a ouvir o outro e também para que aquelas pessoas que passam por isso saibam onde buscar ajudar e a quem recorrer”, destacou a coordenadora da Política de Atenção Psicossocial do Município, Claudia Mello.

A programa do Setembro Amarelo em Santa Maria segue até o dia 27 de setembro. No dia 26, ocorre o V Encontro Regional de Promoção da Vida e Prevenção do Suicídio. A ação ocorre a partir das 8h, no auditório Flávio Miguel Schneider, no campus da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

OBSERVAÇÃO DO EDITOR: o editor promoveu uma atualização cronológica, para publicação neste horário.

Leia também

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo