CÂMARA. Quinteto de edis santa-marienses fará de Brasília a sua morada por três dias. Vão atrás de troco
Por MAIQUEL ROSAURO (com foto de Claudine Friedrich/AICV), da Equipe do Site
O Brasil ainda nem terá digerido o resultado das eleições de domingo (28) e cinco vereadores de Santa Maria já estarão perambulando por gabinetes parlamentares, em Porto Alegre e Brasília, em busca de garantir emendas para o Município. São duas comitivas, uma do Grupo dos 11 e outra do G10, que terão compromissos oficiais entre segunda (29) e quarta-feira (31).
Os primeiros a rumarem para Brasília são Celita da Silva (PT) e Jorge Trindade – Jorjão (Rede), que fazem parte do G11. Ambos partem para Porto Alegre, em carro oficial, às 18h de domingo.
Como um dos motoristas do Parlamento está em férias, o mesmo profissional que levará os vereadores de oposição a Porto Alegre terá que voltar para Santa Maria durante a madrugada e, às 9h de segunda, partirá outra vez para a capital. Nesta segunda viagem, será transportado o trio de situação Cida Brizola (PP), Manoel Badke – Maneco (DEM) e Vanderlei Araujo (PP).
A disparada para Brasília tem como incentivo a visita do controlador geral do Município, Alexandre Lima, na Câmara de Vereadores, na terça (23). No encontro, foi repassada a situação das emendas, sendo que algumas já foram pagas e outras ainda dependem da assinatura ou autorização do deputado proponente para andamento e fechamento até o dia 4 de novembro.
Ou seja, a viagem da próxima semana tem como objetivo discutir emendas que foram protocolados pelo Executivo Municipal diretamente aos deputados e as emendas de indicação dos vereadores aos deputados ou as sua bancadas.
“Estamos no limite do prazo para essa solicitação e precisamos da contemplação do município com esses valores”, explica Celita.
Mas não são apenas as emendas que estarão na agenda dos parlamentares. Celita e Jorjão, por exemplo, irão visitar a direção central dos Correios, onde irão tentar uma solução para o possível fechamento de agências em Santa Maria e na região. A dupla também visitará o Ministério da Educação para tratar de demandas específicas do setor.
Já Cida participará, na segunda, de reunião da bancada federal do Partido Progressista do Rio Grande do Sul, que irá decidir sobre as emendas de bancada que irão vir para o município.
“A reunião é importante, pois os deputados que não tiveram reeleição irão ter a última oportunidade de fazer a liberação das emendas ainda em andamento”, relata Cida.
Agenda de Celita e Jorjão:
Domingo (28)
18h – Saída de Santa Maria
22h – Chegada em Porto Alegre
Segunda (29)
8h – Saída de Porto Alegre para Brasília
16h – Ministério da Educação
Terça (30)
8h30min – Senador Paulo Paim (PT)
11h – Direção dos Correios
14h – Gabinete deputado Paulo Pimenta (PT)
16h – Gabinete deputado João Derly (REDE)
Quarta (31)
8h – Ministério da Cultura
Agenda de Cida, Maneco e Vanderlei Araujo
Segunda (29)
9h – Saída para Porto Alegre
14h – Gabinete deputado Frederico Antunes, na Assembleia Legislativa
15h – Gabinete deputado Pedro Westphalen, na Assembleia Legislativa
19h – Embarque para Brasília
Terça (30)
10h – Gabinete deputado Onyx Lorenzoni (DEM)
14h – Gabinete Covatti Filho (PP)
Quarta (31)
9h – Gabinete deputado Luiz Carlos Heinze (PP)
16h – Embarque para Porto Alegre
Parte tursmo, parte lobby junto a gente que tem grana ou depuados que tem emendas.