CANDIDATOS. Petista Haddad tenta virar eleição na última hora, após o notado crescimento nas pesquisas
Do portal PODER350, por PALOMA RODRIGUES e LAURIBERTO BRASIL, com foto de Reprodução
Fernando Haddad, 55 anos, chega ao fim da corrida presidencial com a menor participação no pleito de 2018. São 78 dias, desde 11 de setembro, quando foi oficializado como o nome do PT à Presidência.
Pressionado por disputar o cargo depois da prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Haddad marcou sua campanha com participações muito distintas nos 2 turnos.
Inicialmente, voltou suas forças a se consolidar no Nordeste, principal reduto petista. Estratégia que deu certo: foi a região que lhe garantiu avançar para a 2ª fase da disputa.
Surpreendido com o forte desempenho de Jair Bolsonaro (PSL), deu uma guinada ao centro no rumo de sua candidatura para tentar aumentar sua frente de apoio. Neste desafio, não foi tão bem sucedido.
Pesquisa mais recente do Datafolha, divulgada a 3 dias da eleição (25.out.2018), mostra Haddad com 44% dos votos válidos e Bolsonaro com 56%. (*) O levantamento deu ânimo para a campanha petista. Ele indica que a vantagem do militar sobre o petista teve queda de 6 pontos em relação à pesquisa anterior, quando era de 18 pontos.
A curva dos candidatos no 2º turno pode ser analisada no agregador de pesquisas do Poder360, o mais…
PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.
(*) Pesquisas do Ibope e do Datafolha, na noite deste sábado, apontam nova redução da distância para o líder (AQUI)
O “notado” crescimento. Notável este título.
Ué, mas o Bolsonaro não perdia para todo mundo no segundo turno segundo as pesquisas?