CULTURA. A cidade recebe, no final de semana, a primeira edição da “Feira de Leitura de Santa Maria”

CULTURA. A cidade recebe, no final de semana, a primeira edição da “Feira de Leitura de Santa Maria”

CULTURA. A cidade recebe, no final de semana, a primeira edição da “Feira de Leitura de Santa Maria” - liciane-feira-de-leituraPor LICIANE BRUN (com foto de Ronald Mendes/Arquivo), da Assessoria de Imprensa do Evento

Será realizada nos dias 20 e 21 de outubro, a 1ª Feira de Leitura de Santa Maria. Promovida pela Mala de Leitura -u ma ação com o patrocínio da Eny Calçados, o apoio da Coca-Cola e CVI Refrigerantes, e o financiamento do Sistema Pró-Cultura RS – a 1ª edição da Feira de Leitura vai ser realizada no Shopping Praça Nova e reunirá as escolas públicas que participam da Mala de Leitura neste ano.

As Malas de Leitura são bibliotecas itinerantes presentes em 12 escolas de Santa Maria desde abril deste ano. Em agosto, foi realizada a 1ª Maratona de Leitura, envolvendo mais de 5 mil pessoas – professores, alunos, funcionários, estagiários, pais. Foram 12 horas envolvidas em Leitura.

Depois deste primeiro desafio, a proposta foi realizar, pela primeira vez em Santa Maria, uma Feira de Leitura.

Uma feira de leitura se difere totalmente do que estamos acostumados a fazer e frequentar. Não se trata de uma feira de livros e nem feira literária: na feira literária há participação de escritores e ilustradores. Na Feira de Livros há venda de livros, presença de autores, sessões de autógrafos…

Já na Feira de Leitura, não iremos homenagear um autor ou escritor. Vamos homenagear a leitura. Nossas leituras. Mostrar nossas práticas e nossos livros favoritos. Os livros da Mala de Leitura.

O produto mais importante da feira é o livro e a leitura. E eles estarão em forma de leituras compartilhadas, objetos que representarão um livro ou um personagem e mini-maratonas de Leitura. A ideia principal é envolver as escolas e as famílias com os livros e a leitura, uma atividade realizada com e por prazer em ler. Um evento para toda a família.

Na feira, estarão expostos mais de 300 livros que compõem o acervo das malas itinerantes que rodam pelas escolas.

Serviço

1ª Feira de Leitura da Mala de Leitura

Quando: sábado e domingo, dias 20 e 21 de outubro

Onde: Shopping Praça Nova

Horário: das 10h às 22h

A Mala de Leitura tem o patrocínio da Eny Calçados/Fundação Eny e o financiamento do Sistema Pró-Cultura RS. A realização e a coordenação local é da Chili Produções. A coordenação da Mala é do professor Maurício Leite



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *