CidadaniaMundo

GRAND MAGAL. Tradicional festa da religião e cultura senegalesa ganha sua terceira edição em Santa Maria

Os organizadores também criaram um evento no Facebook, chamando a atenção para o “3º Grand Magal de Touba – em Santa Maria”

Por NATHÁLIA DREY COSTA, doutoranda em Comunicação Mídiática , com imagem de Reprodução

No próximo domingo, 28 de outubro, Santa Maria sediará uma importante celebração para a comunidade senegalesa em todo o mundo. É a data de realização do Grand Magal, atividade religiosa e cultural que acontece na cidade de Touba, no Senegal, e em todas as cidades e países no mundo que abrigam imigrantes senegaleses. Santa Maria é uma entre as cidades gaúchas que conta com a presença da comunidade senegalesa envolvida com a celebração.

O Grand Magal é uma festa religiosa e cultural que simboliza a memória ao líder religioso do Mouridismo, Cheick Amadou Bamba, que se exilou em um ato de resistência espiritual e política ao Império Francês, ainda no século XIX. O dia de celebração do Grand Magal é considerado o mais importante para a confraria islâmica do Mouridismo, vertente com bastante representação entre os senegaleses. Durante a celebração, são realizadas festas com canções religiosas, as khassidas (poesias de autoria de Bamba), além do compartilhamento de um almoço com a comunidade presente. O objetivo principal da festa é promover um momento de oração e agradecimento coletivos.

Em Santa Maria, a celebração ocorrerá no domingo do dia 28 de outubro, no Centro de Economia Solidária Ivo Lorscheiter (no Bairro Nossa Sra. Medianeira) a partir das 10h da manhã. A entrada é gratuita e será realizada a distribuição de almoços para os participantes. A atividade conta com o apoio do grupo de Pesquisa, Ensino e Extensão Direitos Humanos e Mobilidade Humana Internacional (Migraidh), representante da Cátedra Sérgio Vieira de Mello na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Segue abaixo a programação completa do dia:

10h: canto de khassidas (poesias senegalesas de autoria do líder religioso Bamba)

11h: introdução sobre o significado do Grand Magal e realização de cantos religiosos individuais pelos senegaleses

12h: almoço gratuito com pratos brasileiros e senegaleses

14h: realização de cantos grupais pelos senegaleses

15h: apresentação explicativa do evento pelos senegaleses, e abertura para discussão com público

15h30: relatos de organizadores e colaboradores do evento

16h: agradecimentos

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo