Destaque

CÂMARA. Quem é o edil mais popular no Facebook?

Na atual Legislatura, entre 1º de janeiro de 2017 e 15 de novembro de 2018, dois vereadores do PT lideram as interações no Facebook

Por MAIQUEL ROSAURO (com imagens de Reprodução), da Equipe do Site

O avanço da tecnologia, a popularização dos smartphones e o sucesso das redes sociais mudaram o jogo político. O pleito de outubro mostrou que a popularidade na internet repercute nas urnas. Mas será que os políticos santa-marienses compreenderam o novo cenário?

Com base na ferramenta CrowdTangle, o site analisou as fanpages de 18 vereadores de Santa Maria. Dos 21 parlamentares, apenas três não possuem páginas no Facebook: André Domingues – Deco (PSDB), Leopoldo Ochulaki – Alemão do Gás (PSB) e Vanderlei Araujo (PP).

Guerra é o mais popular

Na atual Legislatura, nenhum vereador é mais popular no Facebook do que Luciano Guerra (PT). Entre 1º de janeiro de 2017 e 15 de novembro de 2018, a fanpage do petista gerou mais de 48,9 mil interações entre curtidas, comentários e compartilhamentos.

Guerra é seguido por seu colega de partido, Valdir Oliveira (PT), líder da oposição, e por Admar Pozzobom (PSDB), líder da bancada do PSDB, respectivamente, com 42,7 mil e 40,8 mil interações no período. Curiosamente, ambos são os que possuem mais fãs na rede social. Enquanto o petista tem 7.254 curtidas, o tucano tem 6.152.

Em 2018, Valdir na liderança

Analisando apenas os engajamentos de 2018, Valdir Oliveira lidera com 30,5 mil interações. Quase empatado com o petista está Francisco Harrisson (MDB) com 30,3 mil. Em terceiro, está o líder geral, Luciano Guerra, com 28,5 mil.

Não estão entre os líderes, mas merecem destaque Daniel Diniz (PT) e Luci Duartes – Tia da Moto (PDT). Entre os dez primeiros de ambas as listas, eles são os únicos que não contam com profissionais de comunicação em seus gabinetes. Enquanto que Diniz investe em um conteúdo alinhado aos ideais do PT, Luci destaca-se por divulgar quase que diariamente os consertos realizados pela Secretaria de Infraestrutura.

Na base da tabela está Adelar Vargas – Bolinha (MDB). O emedebista pouco utiliza sua fanpage para interagir com seus eleitores.

Em 2018, entre 1º de janeiro e 15 de novembro, Valdir  lidera ao lado de Harrisson, à frente do campeão geral, Luciano Guerra

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

2 Comentários

  1. Numeros que dizem nada. Luciano Guerra teve pouco mais de 4200 votos. Pouco menos do que 3% do eleitorado. Foi o mais votado. O resto é propaganda.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo