PrefeituraSanta Maria

CIDADE. O clima natalino já toma conta das ruas. Prefeitura finaliza decoração do “Viva o Natal 2018”

Atração especial durante a primeira edição do Viva o Natal, Dindinho retorna com passeios na Avenida Rio Branco, de quarta a sábado

Por ANA BITTENCOURT (texto) e JOÃO VILNEI (foto Arquivo), da Assessoria da Prefeitura

Os preparativos para o Viva o Natal 2018 em Santa Maria continuam. Até a próxima sexta-feira (30), equipes da Prefeitura e da Chili Produções Culturais seguem trabalhando na montagem do cenário natalino no Centro da cidade. A abertura oficial do evento, marcada para sábado (1º), a partir das 20h45 (*). E, para a alegria dos santa-marienses, o Dindinho, um trenzinho decorado, conduzido por um simpático maquinista retorna para passeios gratuitos na Avenida Rio Branco. A tripulação conta com a trupe de Encantadores de Natal e com o Papai Noel.

De acordo com a produtora cultural e responsável pelo planejamento do Viva o Natal 2018, Rose Carneiro, o Dindinho teve grande aceitação no ano passado, por isso, a atração volta com datas e horários estendidos. Os passeios no trenzinho, para adultos e crianças, ocorrem de 2 a 23 de dezembro, sempre de quarta a sábado, das 19h às 21h. No domingo, o trem começa a circular mais cedo e os passeios podem ser feitos das 17h às 20h.

“Em 2017 o Dindinho circulava apenas duas vezes por semana. Este ano, os passeios vão acontecer durante cinco dias consecutivos, oportunizando que mais pessoas possam desfrutar dessa atração que foi um sucesso entre o público”, afirmou Rose Carneiro.

Os passeios são gratuitos e as senhas serão distribuídas no ponto de embarque (Avenida Rio Branco, próximo à Rua Venâncio Aires), meia hora antes de cada partida. Além do roteiro pela Avenida Rio Branco, o Dindinho também estará presente no Tour Natalino nos Bairros, nos dias 8, 15 e 22 de dezembro (veja horários e itinerários abaixo).

RETA FINAL NA DECORAÇÃO E MONTAGEM DOS CENÁRIOS

O artista plástico Luciano Santos, que assina a cenografia e concepção artística do evento, explica que a decoração no Calçadão Salvador Isaia e sobre o Viaduto Evandro Behr já está finalizada. O artista trouxe para o cenário um grande presépio, formando um caminho que começa no final da primeira quadra (esquina com a Rua Floriano Peixoto) e segue pelo Calçadão, até o Coreto da Praça Saldanha Marinho.

Na tarde desta quarta-feira (28), as equipes iniciaram a decoração na Avenida Rio Branco, onde serão instalados painéis criados por alunos da Rede Municipal de Ensino e também por artistas plásticos convidados.

“A Casa do Papai Noel, outra atração muito especial neste ano, vai receber os adereços natalinos e até sexta finalizamos o espaço da Praça Saldanha Marinho. Será uma decoração bem especial e executada com muito carinho para que esta edição do Viva o Natal surpreenda e encante a todos”, concluiu Luciano Santos.

O Viva o Natal 2018 ocorre de 1º a 23 de dezembro, com promoção da Prefeitura Municipal de Santa Maria; Planejamento e Produção Cultural da Chili Produções Culturais; Coordenação da Programação Artística assinada pelo Armazém Cultura e Entretenimento; Cenário e Coordenação de Decoração de Luciano Santos. O financiamento é do Ministério da Cultura (Lei Rouanet), com patrocínio da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), Farmácias São João, CRVR Companhia de Resíduos, Grazziotin, Stock Center, Planalto Transportes, Veisa, Expresso Medianeira, Sul Clean, Vigillare, Rek Parking e Diário de Santa Maria.

CONFIRA ABAIXO A PROGRAMAÇÃO COMPLETA

PROGRAMAÇÃO CULTURAL
Papai Noel na Praça: das 19h às 20h30.
Passeios de Dindinho no centro – 02 a 23 de dezembro. De quarta a sábado, das 19h às 21h; e domingo – 17h às 20h. (Dia 9 de dezembro, das 17h às 19h o Dindinho sai das Lojas Grazziotin, na Rua do Acampamento.)
Tour Natalino nos Bairros – Dias 8, 15 e 22 de dezembro – Saída às 16h30.
Itinerários:
Dia 8 – Nova Santa Marta/Tancredo Neves/Parque Pinheiro Machado
Dia 15 – Salgado Filho/ Campestre/Itararé
Dia 22 – Camobi/Vila Jardim/Fernando Ferrari/Maringá (neste dia o Trem fica por 1 hora na Grazziotin em Camobi para passeios. Serão distribuídas senhas).
Parada do Natal – Dias 8, 15 e 22 às 10h – Trenzinhos, Bandas e Encantadores – Avenida Rio Branco – Praça Saldanha Marinho.

A programação na Praça Saldanha Marinho acontece de quarta a domingo na Casa do Papai Noel e no Palco da Praça. Acompanhe a programação na PÁGINA DO EVENTO no Facebook. 

PROGRAMAÇÃO GERAL

01 DE DEZEMBRO

20h30 – Parada do Natal pela Avenida Rio Branco, abrindo com a Orquestra de Brinquedos, Dindinho, Banda Marcial Manoel Ribas, dezenas de Encantadores do Natal, participação especial do Orquestrando Arte e o Papai Noel.
21h – Abertura Oficial de Natal e Chegada do Papai Noel de Dindinho.
21h30 – Espetáculo de Abertura “Natal… Uma canção de amor!” Mais de 20 artistas, música, teatro, dança e arte circense num único espetáculo. Para emocionar. Para Viver o Natal!
Direção Geral: Patrícia Garcia e Ricardo Paim
Direção Musical: Igor Tadiello e Ronison Borba
Direção Coreográfica: Felipe Mendes e Jean Marley
Elenco: Ana Laura Haag, Ana Luísa, Cândice Lorenzoni, Carla Farias, Felipe Mendes, Harrison Garcia, Jean Marley, Júlia Baisch, Karine Dias, Lívia Thomas, Marina Lara, Rafaella Ferrão, Randerson Rubinich, Renê Callegaro, Ricardo Paim, Roger Marques, Tais Gauer, Vinicius Farias, Zeca Padilha.
Musical: Deborah Rosa, Arnildo Pedroso, Daniel Machado Fortes, Diogo Matos, Igor Tadiello, Ronison Borba
Cenografia e figurinos: Luciano Santos e Iluminação: Régis D’Àvila

…(*) Em caso de chuva, a abertura oficial do Viva o Natal 2018 será realizada dia 03 de dezembro, às 21h30min.

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo