CIDADE. Santa Maria (quase) pronta para receber a Romaria à Medianeira, o maior evento religioso do RS

CIDADE. Santa Maria (quase) pronta para receber a Romaria à Medianeira, o maior evento religioso do RS

CIDADE. Santa Maria (quase) pronta para receber a Romaria à Medianeira, o maior evento religioso do RS - prefeitura-medianeira

Parque da Medianeira deve receber milhares de fiéis no domingo de procissão. E seu entorno requer ações especiais das autoridades

Por MAURÍCIO ARAUJO (texto) e JOÃO VILNEI (foto), da Assessoria de Imprensa da Prefeitura

Está tudo praticamente pronto para a 75ª Romaria Estadual de Nossa Senhora da Medianeira de Todas as Graças, no próximo domingo (11). Milhares de pessoas devem acompanhar a procissão. Para receber bem os romeiros, a Prefeitura preparou uma grande estrutura que envolve diferentes secretarias do Executivo.

Certa de que a união de forças é a melhor estratégia para realizar uma grande procissão, à altura do valor religioso e simbólico da Romaria, a Prefeitura coordenou diferentes tarefas ao longo das últimas semanas. Por determinação do prefeito Jorge Pozzobom e do secretário chefe da Casa Civil, Guilherme Cortez, que coordenaram as atividades pelo Executivo, foram feitas as limpezas do Parque da Medianeira, revisadas a iluminação, montadas estruturas, recuperadas sinalizações, organizada a mobilidade para veículos e transporte coletivo, reforçadas as pinturas, bem como realizada a venda de lotes para comerciantes.

“Este é considerado o maior evento religioso do Rio Grande do Sul, por isso estamos protos para receber os fiéis na nossa Santa Maria”, destacou o prefeito Pozzobom.

Ainda, a Secretaria de Saúde vai disponibilizar a Unidade Móvel e ambulância; a Secretaria de Meio Ambiente irá colocar contêineres para recolhimento de lixo; a Casa Civil disponibilizará os banheiros químicos.

COMERCIALIZAÇÃO

Esta sexta-feira (09), é o último dia para os comerciantes adquirirem os lotes na Prefeitura (1º andar do Centro Administrativo Municipal – Sala 68). Até o momento foram comercializados 84 espaços, dos 197 disponíveis. Ressalta-se que, no sábado (10), as vendas ainda serão feitas em frente à Basílica da Medianeira, das 13h às 20h. Quem não adquirir os lotes – vendidos por R$ 321,59 cada – e comercializar produtos na rua , está sujeito a fiscalização e recolhimento de mercadorias.

SEGURANÇA

Guarda Municipal de Santa Maria, Brigada Militar e Polícia Civil farão, novamente, um trabalho integrado de segurança pública. No ano passado, no mesmo evento, nenhuma ocorrência foi registrada devido ao aparato policial montado para garantir a segurança dos romeiros. Por isso toda a estrutura será organizada mais uma vez, contando com a Plataforma de Observação Elevada (POE) da BM, que conta com 16 câmaras fazendo o monitoramento da região em tempo real, bem como com um helicóptero com câmeras modernas e com sensores térmicos para detectar armas.

MOBILIDADE URBANA, TÁXIS E TRANSPORTE PÚBLICO

A Secretaria de Mobilidade Urbana informa que haverá fechamento em vias de acesso ao Santuário da Medianeira e também em ruas onde a procissão irá passar. O bloqueio inicia às 6h30min e deve encerrar às 18h30min. Conforme os romeiros forem passando, as ruas vão sendo liberadas.

Ressalta-se que, para atender a população, haverá alteração nos itinerários do transporte público, bem como serão instalados dois pontos de táxis para prestar o serviço. Todas as informações sobre horários e itineraries podem ser acessadas AQUI.

Para melhor atender a comunidade de Boca do Monte, a Secretaria de Mobilidade autorizou horários extras na linha do distrito.

Saída da rodoviária: 12h e 17h30min (Santo Antônio)

Rua Barão do Triunfo com Medianeira: 12h15min e 17h45min

Saídas de Boca do Monte: 7h (Quebra dente); 7h (Santo Antônio); 13h15min

As demais linhas e horários permanecem sem alterações.

Pontos Provisórios De Táxis:

Rua Farrapos esquina Rua Argemiro Quevedo

Avenida Medianeira esquina Visconde de Pelotas

VIAS QUE SERÃO BLOQUEADAS (*)

– Avenida Rio Branco com Rua Silva Jardim;
– Avenida Rio Branco com Rua dos Andradas;
– Rua Venâncio Aires com Rua Floriano Peixoto;
– Rua Astrogildo de Azevedo com Rua Floriano Peixoto;
– Rua Professor Braga com Rua Tuiuti;
– Rua Tuiuti com Rua Riachuelo;
– Rua Riachuelo com Rua Pinheiro Machado;
– Rua José Bonifácio com Rua Professor Braga;
– Avenida Medianeira com Rua Gen. Neto;
– Avenida Fernando Ferrari com Rua João Rolim;
– Rua 19 de novembro com Travessa Paraíba;
– Rua Paraíba com Travessa Paraíba;
– Rua 12 de outubro com Rua José Carlos Kruel;
– Rua Floriano Peixoto com Rua 24 de Fevereiro;
– Rua Marquês do Herval com Rua D. Pedro II;
– Rua Duque de Caxias com Rua Dr. Theodorico;
– Rua Heitor Campos com Rua Dr. Theodorico;
– Rua General Osório com entrada Residencial Madre Paulina;
– Avenida Medianeira com Rua Visconde de Pelotas;
– Rua Barão do Triunfo com Rua Farrapos;
– Travessa Medianeira com Rua Farrapos;
– Rua Conde de Porto Alegre com Avenida Presidente Vargas;
– Rua Duque de Caxias com Avenida Presidente Vargas e
– Rua Floriano Peixoto com Rua Felipe de Oliveira.
(*) Alterações podem ser realizadas para melhorar a mobilidade

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *