CULTURA. “A Paz das Praças” é o grande vencedor da 5ª edição da “Tertúlia da Poesia”. Confira os demais
Por MAURÍCIO ARAUJO (texto) e JOÃO ALVES (foto), da Assessoria de Imprensa da Prefeitura
A noite deste sábado (03) foi de muita arte, expressa pela declamações dos artistas que subiram no palco da Estância do Minuano durante a 5ª Tertúlia da Poesia e a 3ª Tertúlia Piá. Durante toda a noite foram realizadas as apresentações, que consagrou o poema “A paz das praças” como o grande vencedor desta edição.
A secretária adjunta de Cultura, Esporte e Lazer, Márcia Teston, participou do evento, salientando que o Governo é um grande incentivador dos eventos culturais, especialmente os ligados à Tertúlia Musical Nativista. Conforme ela, fortalecer o tradicionalismo por meio das diferentes artes, sejam musicais ou em formas de poesia, é uma maneira de transformar a sociedade e manter viva a cultura do nosso Estado.
“Esses eventos contribuem com o fortalecimento da nossa cultura, por isso, incentivamos cada vez mais a Tertúlia da Poesia, bem como a Tertúlia Musical Nativista. Que sigam fortes, honrando o nosso Estado”, disse a secretária adjunta de Cultura.
Promovida pela Prefeitura Municipal de Santa Maria, pelo Galpão da Poesia Crioula e pelo Centro de Pesquisas Folclóricas (CPF) Piá do Sul, o concurso buscou descobrir e difundir novos talentos na área da produção poética, da arte declamatória e do acompanhamento musical destas artes.
TERTÚLIA MUSICAL NATIVISTA
Já nos dias 08 a 11 de novembro, Santa Maria recebe a 26ª Tertúlia Musical Nativista e 5ª Tertulinha, também na Estância do Minuano. Os ingressos para acessar o evento estão disponibilizados na Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, das 7h30min às 16h. A entrada no local é gratuita, mas é necessário apresentar o ingresso. Por dia, serão disponibilizadas 600 entradas.
Conforme a organização, estão previstos, além das apresentações dos concorrentes, shows com João Chagas Leite, Nilton Ferreira e Grupo Pampa y Cielo, João de Almeida Neto e Mano Lima.
RESULTADOS
1º Lugar – A paz das praças
2º lugar – O eterno e o etéreo
3º lugar – Muito além do Bojador
MELHOR POEMA
1º Lugar – A paz das praças
2º lugar – O eterno e o etéreo
3º lugar – O sexto sentido
MELHOR DECLAMADOR
1º lugar – Romeu Weber
2º lugar – Paula Stringui
3º lugar – João Batista de Oliveira
MELHOR AMADRINHADOR
1º lugar – Paulo Cardoso/Rodrigo Filipini
2º lugar – Texo Cabral/Tuka Duarte/Lucar Ferer
3º lugar – Rodrigo Cavalheiro
3ª TERTÚLIA PIÁ
1º lugar mirim – João Pedro Simonato
2º lugar mirim – Marcia Luiza Guimarães
1º lugar Juvenil – Luiza Barbosa Dias
2º lugar juvenil – Rodrigo Machado Silveira Júnior
PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI .
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.