Destaque

PARTIDOS. Jorge Trindade já recebe convites para trocar de sigla, mas espera a fusão de Rede/PPS/PV

Partidos já se assanham para os lados de Jorge Trindade, o Jorjão. Porém, ele espera pela construção de um bloco entre Rede, PPS e PV

Por MAIQUEL ROSAURO (com foto de Divulgação), da Equipe do Site

Se as regras do jogo forem mantidas, uma nova “janela partidária” para os vereadores trocarem de sigla abrirá somente em março de 2020. Mas isso não impede que já ocorram convites para mandatários em todo o país. É o caso do parlamentar santa-mariense Jorge Trindade – Jorjão (REDE), que viu o seu partido naufragar no pleito de outubro.

A Rede Sustentabilidade elegeu apenas uma deputada federal, não ultrapassando a cláusula de barreira. Conforme a regra, os partidos deveriam conseguir 1,5% de votos distribuídos por nove estados ou eleger nove deputados em nove estados. Logo, a legenda da ex-candidata à presidência da República, Marina Silva, não garantiu o fundo partidário e o tempo de propaganda na TV e no rádio.

Logo após o pleito, chegou-se a se falar em extinção da Rede, o que gerou o assédio de outras agremiações em seus quadros.

“Dois convites eu já recebi”, confirma Jorjão.

Contudo, o parlamentar tem refutado a aproximação de outras siglas e aguarda a criação de um grande bloco que unirá Rede, PPS e PV.

“A Rede elegeu a segunda maior bancada no Senado, com cinco parlamentares. Não se sabe qual será o nome do bloco a ser formado pelos três partidos, mas as negociações estão avançadas. Se o acordo nacional fechar, terá bancada, representação e fundo partidário”, afirma o vereador.

Um bloco ou uma fusão entre PPS, PV e Rede resultaria de imediato em uma bancada de oito senadores (cinco eleitos pela Rede, dois pelo PPS, mais o senador José Reguffe, atualmente sem partido) e 13 deputados federais (oito eleitos pelo PPS, quatro pelo PV e uma pela Rede).

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo