PartidosPolítica

PARTIDOS. Leite, estrela em ascensão no PSDB, quer renovar direção. Apoio ao governo será tratado quinta

Eduardo Leite, governador eleito do Estado do Rio Grande do Sul, quer renovação na executiva nacional da sua agremiação, o PSDB

Do portal especializado PODER360, com texto de LAURIBERTO BRASIL e foto de Reprodução

O governador eleito Eduardo Leite (PSDB-RS) disse que a Executiva Nacional do partido deve ser renovada. Para o tucano, há uma nova ordem estabelecida pelas urnas na sigla.

“Tem uma nova ordem de força estabelecida pelas urnas. A gente vai ter que buscar essa conciliação entre o que as urnas consagraram e o respeito ao passado do partido”, disse ao Poder360.

A declaração foi dada durante reunião do presidente eleito, Jair Bolsonaro (PSL), com governadores.

Leite citou os nomes dos outros governadores eleitos pelo PSDB – João Doria (SP) e Reinaldo Azambuja (MS) – como exemplo do que viria a ser a nova força. Os 3 serão os únicos tucanos a comandar Executivos estaduais a partir de 2019.

APOIO A BOLSONARO DIVIDE O PSDB

Na próxima 5ª feira (22.nov.2018), a legenda vai reunir-se em Brasília para decidir se apoia ou não o governo do presidente eleito, Jair Bolsonaro (PSL).

Os 3 mandatários estaduais eleitos pela sigla são favoráveis ao PSDB se aliar a Bolsonaro. A ideia é rejeitada por caciques do partido – entre eles, o ex-presidente da República Fernando Henrique Cardoso; o presidente da sigla, Geraldo Alckmin (SP); e o senador Tasso Jereissati (CE).

Alckmin disputou a eleição presidencial de 2018 e ficou em 4º lugar, com 4,8% dos votos, o pior resultado do PSDB na corrida pela Presidência.

TUCANOS ESCOLHEM NOVO COMANDO EM 2019

O PSDB vai escolher, em maio de 2019, a nova composição da Executiva nacional, antes de completar o mandato de 2 anos do paulista à frente do partido. Alckmin foi escolhido presidente da sigla em dezembro de 2017.

Ao se referir ao ex-governador de São Paulo, Leite disse que “não quer passar por cima de ninguém“. O futuro mandatário do Rio Grande do Sul afirmou, no entanto, que nomes novos da sigla não podem ser esquecidos.

O governador Alckmin é, sem dúvida nenhuma, uma grande figura do partido, com grandes serviços prestados. Não defendo que tenha de se virar uma página, de deixar para trás a história do partido, temos de considerar o que passou, disse.

REUNIÃO COM MANUELA D’ÁVILA

Eleito para comandar o Palácio de Piratini a partir de 2019, o tucano mantém conversas com representantes da oposição na Assembleia Legislativa do Rio do Grande do Sul.

O tucano, que apoiou Bolsonaro nas eleições, reuniu-se com a deputada estadual Manuela D’ávila (PC do B-RS), vice na chapa presidencial de Fernando Haddad (PT). “Estamos em lados diferentes, mas aposto que podemos achar muito pontos que temos convergência”, disse.

O mandato de Manuela acaba neste ano. Leite diz que o interesse de diálogo é para aprovar pautas antes de começar o governo.

“Estou conversando com todos os deputados estaduais do Rio Grande do Sul, tem pautas que nos interessam já nessa legislatura, como, por exemplo, a manutenção das atuais alíquotas de ICMS”, afirmou.

Outros partidos também foram procurados pelo ex-prefeito de Pelotas: “Conversei com todos, inclusive do Psol , do PT, do PC do B, do PDT, do MDB, que vencemos a eleição – enfrentou Ivo Sartori no 2º turno. Conversamos com toda a bancada da assembleia para marcar a nossa postura de diálogo.”

A conversa com Leite foi elogiada pela deputada em sua página no Instagram.

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. Resta saber se o PSDB vai permanecer inteiro ou vai rachar. Outra, dimensão de Doria politicamente é muito maior do que a do governador do RS. São Paulo ainda é São Paulo. Dos outros só se pode dizer que existem magoas antigas e novas. Alckmin praticamente ignorou o legado Efeagá quando tentou eleição a presidência da primeira vez. Efeagá andou tentando lançar Luciano Huck . Serra dizem que entrou em depressão depois das acusações e tirou o time de campo. Aécio sumiu. Tasso ainda está no senado. Aloisio está sem mandato, mas não creio que pendure as chuteiras. Anastasia foi derrotado mas continua no Senado.
    As correntes tucanas no RS não estão bem claras. Marchezan era da turma do Aécio, se não me engano. Yeda tinha a turma dela. Lucas Redecker, Cladistone, com quem estão alinhados?
    Dudu Milk foi falar com a filha da desembargadora achando que está dando exemplo. Não compreende bem os tempos que vivemos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo